Notícia

quinta-feira, 09 de julho de 2020

Mais de 120 pessoas participaram do encontro

Fetaep reúne lideranças para discutir desafios e oportunidades em tempos de pandemia

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (09) a Fetaep reuniu lideranças de agricultura familiar de todo o Paraná. Mais de 120 pessoas participaram do encontro. Entres os temas que foram tratados, atenção especial ao Plano Safra 2020/2021, que começou a ser operado em, 1o de julho. Diretores e assessores da Federação ouviram e esclareceram dúvidas sobre as diversas modalidade de contratação de crédito e dos programas disponíveis através do Pronaf. Entre os temas levantadas pelas regionais, a linha do Pronaf Investimento/Mais Alimentos que permite a reforma ou construção de moradias no imóvel rural e as limitações ou restrições de acesso apo Pronaf e ao Pronamp.


Outro assunto em destaque foi a campanha de contribuição sindical, que vence em julho. A Fetaep reforçou a importância dessa contribuição à representação técnica, política e sindical. Marcos Brambilla Junior, presidente da Federação, fez um apelo aos sindicatos para intensificar a mobilização com a base e garantir o pagamento da contribuição, lembrando que o retorno vem em serviço, capacitação e defesa da agricultura familiar pelo sistema sindical, em especial pela Fetaep.

As lideranças das regionais e os dirigentes da Federação debateram ainda sobre a campanha de sindicalização, que segue até outubro. A Fetaep esclareceu que o sorteio de prêmios é apenas um incentivo, mas que o sucesso da iniciativa depende principalmente da ação dos sindicatos e das lideranças na base. O encontro também serviu para ouvir depoimentos de bons exemplos e alternativas encontradas pelos sindicatos em tempos das restrições e limitações sociais e econômicas na condução dos trabalhos de base.

Outros assuntos – Os processos de aposentadoria rural, o trabalho com as mulheres e com a terceira idade foram outros temas da pauta. A Fetaep aproveitou a ocasião para anunciar a realização do 1o Festival Conexão Campo Jovem, dia 30 de julho, que será transmitido on-line pelas redes sociais da agricultura familiar do Paraná. A Federação também falou da nova estrutura e diretrizes da comunicação institucional, colocou a área a disposição e convocou todas a darem sua contribuição nas ações de divulgação, promoção e valorização da agricultura familiar.