Notícia

quarta-feira, 01 de outubro de 2025

Juventude paranaense debate agenda climática com a participação da FETAEP

No Fórum das Araucárias, a FETAEP reafirma seu compromisso em fortalecer juventude rural

A FETAEP teve participação ativa no evento, levando para o centro das discussões a pauta da agricultura familiar.

Nos dias 26 e 27 de setembro, a FETAEP foi parceira na realização do Fórum das Araucárias, realizado no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento reuniu jovens de diferentes regiões do estado – ligados a organizações sociais, sindicais e estudantis – para discutir os principais desafios ambientais e climáticos do Paraná.


A FETAEP teve participação ativa no evento, levando para o centro das discussões a pauta da agricultura familiar, com a presença da secretária de Juventude da FETAEP, Tainá Guanini de Oliveira, da secretária de Meio Ambiente da Contag, Sandra Paula Bonetti, e de aproximadamente vinte jovens agricultores e agricultoras familiares de várias Regionais Sindicais da Federação.

A programação contou com atividades culturais e mesas de debates que abordaram temas como segurança alimentar, desenvolvimento urbano, meio ambiente, trabalho e renda, transição energética, educação, ciência e meio ambiente. As discussões resultaram na elaboração do Manifesto Climático da Juventude Paranaense, que será entregue na COP30 pelo delegado representante do bioma Mata Atlântica, Gaio Jorge de Paiva.

Para Tainá Guanini, o encontro foi fundamental para reforçar o protagonismo das juventudes na agenda climática. “A juventude cumpre um papel central e estratégico nos debates sobre a agenda climática, principalmente nesse momento que antecede a COP30, que acontecerá em novembro. Foram dois dias de muito diálogo, debates intensos e construção coletiva, destacando o protagonismo das juventudes na luta contra a crise climática a partir dos seus territórios”, pontuou a secretária de Juventude.

A crise climática vem sendo um fator que tem impactado diretamente a permanência da juventude no campo. Com iniciativas como o Fórum das Araucárias, a FETAEP reafirma seu compromisso em fortalecer a participação da juventude rural e em defender políticas públicas que garantam a sustentabilidade, a permanência no campo e o enfrentamento à crise climática.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Fórum das Araucárias

fotos desta galeria