Notícia

quarta-feira, 16 de março de 2011

Futuro de 1,2 milhão de trabalhadores rurais está sendo debatido

Repensar a prática sindical é um dos objetivos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) ao propor a realização do 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e

Acontece hoje, dia 16, às 19h, a solenidade de abertura do 1° Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CETTR), realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). O evento será no salão Nápoli do restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, Curitiba. Está sendo aguardada a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre elas lideranças sindicais e políticas.

Por meio do Congresso, a Fetaep pretende propor uma nova forma de pensar a prática sindical no meio rural, entre elas investindo em formação e capacitação dos dirigentes sindicais. “Somente com dirigentes bem capacitados e instruídos é que teremos um movimento sindical capaz de, realmente, lutar e dialogar em prol dos trabalhadores rurais”, enfatiza o presidente da Fetaep, Ademir Mueller.

No dia 17, quinta-feira, serão debatidos os seguintes temas: “Formação e Organização Sindical”, “Políticas Agrícola, Agrária, Sociais e de Meio Ambiente”, “Assalariados Rurais” e “Finanças e Administração”. Após os debates, serão traçadas diretrizes de atuação do movimento sindical em prol do desenvolvimento rural sustentável que, consequêntemente, irão nortear as ações da nova diretoria da Federação - que será eleita no dia 18. A votação acontecerá a partir das 13h30, também nas instalações do restaurante Madalosso. Já a apuração dos votos e a proclamação dos eleitos deverão ocorrer às 16h40.  para os próximos quatro anos.