Notícia

terça-feira, 20 de março de 2018

Formação para assalariados

Pela 1ª vez, FETAEP realiza ENFOC destinada aos assalariados rurais

 Pela primeira vez a FETAEP, em parceria com a Escola de Formação da Contag (ENFOC), realizou o 1º módulo de uma formação voltada aos assalariados do campo. Estiveram reunidos em Umuarama, além de diretores e assessores da FETAEP, dirigentes sindicais que realizam acordos coletivos em suas regionais, intermunicipais ou mesmo no seu próprio município. A proposta da formação, que aconteceu de 13 e 14  de março, foi levar ao trabalhador(a) rural assalariado(a) a formação político sindical a fim de contemplar os pilares do Plano Sustentar e os eixos pedagógicos da ENFOC.

Neste 1º módulo, a construção do Sujeito e Identidade dos participantes, realizada pelo assessor do convênio Emater/Fetaep e educador popular, Éder Oliveira, propiciou uma reflexão acerca da importância de se conhecer a realidade de vida e trabalho do outro para que o dirigente possa, efetivamente, atuar como um sujeito de transformação da sociedade. Já em História e Sociedade, grupo foi conduzido pela assessora de Formação, Paula Shirata, a um mergulho sobre a história do mundo do trabalho, passando do Império Romano até os dias de hoje.

Também contribuíram com o processo formativo o juiz do Trabalho de Umuarama, Irã Alves dos Santos, e o procurador do Ministério Público do Trabalho de Umuarama, André Melatti. Entre os temas centrais estava a Reforma Trabalhista. Tema este que também contou com a colaboração do secretário de Assalariados Rurais da FETAEP, Carlos Gabiatto, e do assessor Clodoaldo Gazola. O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, que tem sua origem na área de assalariado, e o secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, também participaram da formação.

 “Apesar das dificuldades típicas de qualquer novo projeto, principalmente no que diz respeito ao convencimento e à mobilização dos participantes, saímos satisfeitos desse 1º módulo. Os debates foram de grande valia, especialmente os de caráter jurídico, que muito enriqueceram as discussões. Trazemos a expectativa de que, desse projeto piloto, possamos realizar outras formações voltadas aos assalariados das demais regiões do Estado. Afinal, o Paraná é um dos Estádos pioneiros do Brasil quando o assunto é Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho, que desde a década de 80 já realiza estes debates”, Ademir Mueller, presidente da FETAEP.

“Esta formação foi o 1º passo dado de muitos ainda que virão. Há alguns anos que já estamos debatendo a necessidade de uma formação nos moldes da ENFOC destinada aos assalariados e foi, nesta gestão, que superamos os nossos receios e mergulhamos de cabeça dentro desse assunto. Foi surpreendente o comprometimento dos dirigentes participantes que reconheceram a importância dessa formação”, Carlos Gabiatto, secretário de Assalariados, Carlos Gabiatto, e presidente da FETARP (Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Paraná).

“Nestes 55 anos de Federação, acredito que sempre foi uma constante pensar numa formação que contemplasse o nosso trabalhador e a nossa trabalhadora assalariada, atendendo aos seus anseios e aos dos próprios dirigentes sindicais que realizam acordos e convenções coletivas no Estado. A ENFOC Assalariado permite à Federação aproximar-se da base, dialogando tanto com o dirigente quanto com o trabalhador, fazendo o que a Escola sempre se propôs, que é aproximar o discurso e a prática", Cláudio Rodrigues, secretário de Formação e Organização Sindical da FETAEP.

Atividade Intermodular – O grupo se reunirá novamente em Colorado, no dia 20 de abril, para uma atividade de massa com a presença de assalariados rurais, justamente durante uma negociação coletiva com a classe patronal. Na ocasião, os trabalhadores e dirigentes dos Sindicatos das Regionais Norte, Noroeste Umuarama, Noroeste Paranavaí, Campo Mourão e Vale do Ivaí, se reunirão no Salão Paroquial da cidade para – junto aos assalariados presentes e demais participantes – discutirem temas do universo do trabalho como a reforma trabalhista, a saúde do trabalhador, as negociações coletivas, previdência rural, entre outros.



Galeria de fotos sobre esta notícia

ENFOC Assalariados Umuarama, nos dias 13 e 14 de março

fotos desta galeria