Notícia

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

FETAEP reúne sua base em assembleia

Primeira assembleia do ano contou com a presença de 100 dirigentes sindicais

A primeira assembleia do ano da FETAEP com a sua base aconteceu nos dias 18 e 19 de fevereiro. A discussão central foi a apresentação da proposta de pauta de Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017 a ser defendida pela Federação nos municípios onde não há a atuação de um STTR. Além disso, a pauta – que foi aprovada por unanimidade pelos presentes – também servirá de parâmetro para os demais Sindicatos usarem em suas negociações com o patronal. O valor do piso reivindicado pela FETAEP será em torno de 5% acima do novo piso estadual, grupo 1.

 

Na sequência, cada secretaria da Federação repassou alguns informes e apresentou as perspectivas de trabalho para 2016. Política Agrária, Meio Ambiente, Juventude, Mulheres, Previdência, Senar, Agrícola, Arrecadação e Formação foram alguns dos temas abordados.

 

Dentre todos, a reforma previdenciária é a que mais tem angustiado a categoria. “Não podemos deixar que nos retirem direitos arduamente conquistados”, disse o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.  Nesse sentido, a FETAEP informa que já vem mobilizando sua base para a realização antecipada do Grito da Terra estadual com o propósito de pressionar. A CONTAG também deverá se mobilizar na esfera federal – da qual a FETAEP também se fará presente.

 

Outra preocupação trazida pela base da FETAEP durante a assembleia foi a publicação do decreto 1600/2015 por parte do governo do Estado que retira dos agricultores o subsídio do ICMS na energia rural. A causa, puxada pela Regional 3 e acampada pela FETAEP, instiga a mobilização de todo o MSTTR a fim de combater o encarecimento da energia no meio rural. Um abaixo assinado já começou a ser realizado pelos Sindicatos. “Marcaremos uma audiência com o governador com o intuito de situá-lo acerca dos impactos que tal medida causará na agricultura familiar, uma vez que encarecerá por demais o custo de produção”, afirmou Mueller. Além dessa demanda ao governador, a FETAEP também cobrará por mais ações de segurança no meio rural que, por conta do isolamento, está cada vez mais vulnerável e sendo alvo de assaltos.

 

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

Assembléia FETAEP 2016

fotos desta galeria