Notícia

terça-feira, 08 de novembro de 2022

Fetaep realiza encontro técnico sobre o Sistema SPDH

Evento é destinado a agricultores familiares das regionais Sudoeste e Oeste

Nesta terça (8) e quarta (9), a Fetaep realiza, em parceria com o IDR-PR e o Senar-PR, um encontro técnico sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) – a principal ferramenta para que a olericultura possa ser mais sustentável e produzida dentro dos princípios de produção de alimentos orgânicos – destinado a agricultores familiares das regionais Sudoeste e Oeste. A olericultura é uma alternativa de alta densidade de renda por área, podendo ser grande alternativa para a agricultura familiar e como atividade de inclusão pelo fomento produtivo. Além disso, com a crescente demanda por parte da população e do mercado, é necessária a adoção de tecnologias inovadoras para produção de alimentos saudáveis, com tecnologias que visam menores impactos nos fatores de produção, principalmente o solo-água-planta. 
O grupo de agricultores foi recebido na sede da Federação pelo preseidente da Fetaep, Marcos Brambilla, e pelo engenheiro agrônomo do IDR-PR, João Reis. Em seguida, eles participaram de visita técnica na propriedade de Luiz Fontes, onde foram trabalhados conceitos do SPDH, avaliação qualitativa do solo, plantas de cobertura e manutenção da matéria orgânica do solo. Na tarde desta terça, eles seguirão para as propriedades de Terezinha Rendak e Paulino Magalhães onde vão aprender mais sobre plantas de cobertura de solo, densidade de semeadura, máquinas e equipamentos, vantagens e desvantagens do sistema.
Na quarta, as atividades começam na propriedade de João Zielinsk, onde vão aprender mais sobre máquinas e equipamentos, plantas de cobertura, manejo das áreas cultivadas com SPDH, fertilidade do solo. Depois eles seguem para a propriedade de Luciane Zielinsk. O grupo será acompanhado pelos engenheiros agrônomos do IDR-PR João Reis, Júlio C. B. Veiga Silva, Ícaro Daniel Petter, Tiago L. Hachmann e Magnum R. da Silva, além do biólogo Orlando Assis.