Notícia

terça-feira, 10 de julho de 2012

Fetaep realiza 1º Encontro de Comunicação

Ação contou com uma programação diversificada e reuniu dirigentes e representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais

Nos dias 5 e 6 de julho, a Fetaep promoveu o 1º Encontro de Comunicação. Com o mote: Comunicação, ação que faz a diferença, o evento contou com um público formado por dirigentes e representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, além de secretários e assessores da própria Fetaep. Para o presidente da instituição, Ademir Mueller, que também atua como Secretário de Comunicação, o encontro propiciou uma reflexão sobre a comunicação e a imprensa sindical. “Os participantes também puderam aprender técnicas de aproveitamento da voz e locução com profissionais da área”.

O encontro começou com um bate-papo com a jornalista Renata Souza, responsável pela comunicação interna e assessoria de imprensa na Fetaep. “Foi uma ótima oportunidade para reforçar as mídias da própria instituição e como elas podem ser aproveitadas pelos sindicatos. Expliquei sobre o Jornal da Fetaep, o Fetaep na TV, a Voz da Fetaep, além do site e outras ferramentas e como os sindicatos podem contribuir com o envio de notícias e fotos e utilizar esses espaços para potencializar a divulgação das ações deles em seus respectivos municípios e regiões de atuação”, fala Renata. Em seguida, a jornalista Aline Cambuy, que passa a integrar a equipe de comunicação da Fetaep, abordou as Novas Mídias. “Falamos sobre a importância de ferramentas como o facebook e twitter na comunicação, tanto para a promoção da agricultura familiar e valorização do trabalho rural dos assalariados, quanto para a aquisição de novos conhecimentos e troca de experiências. Também ressaltamos o papel dessas mídias na comunicação com os jovens no meio rural”.

Silvio Sales do Nascimento Júnior, do Departamento de Informática da Fetaep, deu dicas técnicas de como utilizar as ferramentas de comunicação da federação. Ele destacou o uso de emails e a segurança deles, além de dar dicas para o acesso às mídias da Fetaep e à área restrita do site. Depois foi a vez do escritor e pesquisador da área de comunicação, Vito Giannotti, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o encontro. Vito deu uma visão geral do potencial da comunicação Sindical, abordou o papel da comunicação do Sindicato na organização da categoria e na disputa de  hegemonia na sociedade, além de dar dicas sobre a linguagem adequada ao nosso público.

O radialista e apresentador de talk show, Siqueira Martins, que é especialista em “Interpretação Textual e Entonação de Voz” e “Oratória e Impostação da Voz”, encerrou o evento. Siqueira falou da sua atual experiência como presentador na Rádio Alvorada AM e na emissora RICTV Record em Londrina e Cornélio Procópio/PR. Para os participantes, ele passou técnicas de fala para poupar a voz, métodos e exercícios para relaxamento das cordas vocais – mitos e verdades, entonação x impostação na interpretação de conteudos, adequação da pronúncia na locução de áudios e planejamento para a produção de um programa. O 1º Encontro de Comunicação terminou animado e os participantes responderam a um questionário de avaliação, no qual a grande maioria aprovou a iniciativa e sugeriu novas edições.