Notícia

terça-feira, 21 de março de 2017

FETAEP participa do 2º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de São José dos Pinhais

Mais de 250 agricultoras estiveram presentes no encontro.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), participou na manhã desta terça-feira (21), no salão de festas da Igreja Malhada, do Segundo Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de São José dos Pinhais, um evento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de São José dos Pinhais (STTR), com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Sicredi, da Prefeitura Municipal, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Segundo Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de São José dos Pinhais contou com a participação de mais de 250 agricultoras.

O encontro foi organizado por uma comissão de mulheres agricultoras do município, com a colaboração das entidades parceiras, com o objetivo, de acordo com os organizadores, para trabalhar o fortalecimento das mulheres enquanto categoria e principalmente, para que haja uma valorização das agricultoras e do trabalho que executam. Entre as atividades oferecidas estavam palestras, com temas como saúde e previdência social, e atividades em grupo.

Segundo a secretária de Mulheres da Federação, Marucha Vettorazzi, "Estamos com a questão da Reforma da Previdência, que afetará negativamente o campo, principalmente as mulheres, essas mulheres guerreiras, mães e esposas, que trabalham e ajudam no orçamento doméstico, trazem sustento para suas famílias e, em muitos casos, ainda tem que cuidar da casa e dos filhos. Teremos direitos, conquistados com tantas lutas, retirados. Por isso, estamos reforçando o quanto é fundamental a participação feminina nos manifestos, conversas e reuniões que envolver esse tema.”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José dos Pinhais, Afonso Rendak, ressaltou a importância da valorização das mulheres que trabalham na área rural e tiram seu sustento da terra. “Hoje é um dia muito importante e especial, é um encontro das nossas agricultoras, que correspondem por 70% a 80% do que é plantado e oferecido para a cidade. Atualmente, 49% dos nossos associados no sindicato são as mulheres agricultoras, por isso importância de ter um dia só para elas, para promovermos a valorização das nossas agricultoras, que ficam de sol a sol na lavoura, enfrentam chuva, granizo, muitas vezes perdem suas produções, mas persistem e ainda fazem o serviço da casa, não é só agricultura, fazem as duas funções”, lembra.

Estiveram presentes,o prefeito Toninho Fenelon, o secretário de Agricultura, Arnaldo Woitch, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José dos Pinhais, Afonso Rendak, o vereador Alberto “Tico” Seternarsky, a representante da Fedração, secretária de Mulheres Marucha Vettorazi, do Instituto Emater, Daniel Linhares, o representante do Sicredi, Luís Fernando e Taracila Guerra, que estava representado as mulheres trabalhadoras rurais e demais autoridades e a comunidade.

 

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

FETAEP participa do 2º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de São José dos Pinhais

fotos desta galeria