Notícia

quinta-feira, 11 de maio de 2023

FETAEP participa do Encontro Regional Mulheres do Café

Projeto é produzir café de qualidade e gerar maior renda aos agricultores familiares

Nesta quarta (10) e quinta (11), aconteceu em Pinhalão, no Norte Pioneiro, o 10º Encontro Regional das Mulheres do Café. Este é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que reúne esposas de cafeicultores, que fazem a gestão das propriedades, desde a adubação no campo até a venda dos produtos. O objetivo do projeto é produzir café de qualidade, agregando valor ao produto e gerando maior renda aos agricultores.

O encontro, que comemora dez anos do projeto, teve uma programação de dois dias. No primeiro, destinado às mulheres do café e seus familiares, foi realizada uma apresentação do assessor jurídico da FETAEP, Clodoaldo Gazola, sobre Previdência Social Rural para Agricultores Familiares. Na palestra, ele explicou as condições para que os agricultores familiares sejam considerados segurados especiais e os benefícios previdenciários que podem ser acessados por eles. Além disso, o assessor destacou a importância de os agricultores familiares se identificarem como segurados especiais, principalmente no que se refere a cadastros de produtores rurais, como o CAD/PRO e o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar). No segundo dia, encontro reuniu as mulheres que participam do projeto em oficinas específicas de atividades do setor. O evento contou com a presença do assessor do convênio FETAEP/IDR Valter Coffani.

O projeto Mulheres do Café conta com 12 grupos de mulheres do café, em 10 municípios do Norte Pioneiro, que representa aproximadamente 350 mulheres envolvidas no processo de capacitação e assistência técnica do IDR-PR. Por meio deste projeto, as mulheres do café exportam sua produção de cafés especiais para os Estados Unidos, Alemanha e outros países da Europa. As integrantes do projeto também participam do concurso Qualidade Café Paraná, desenvolvido pela Câmara Setorial do Café, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, e que conta com o patrocínio da FETAEP. O objetivo da premiação é o desenvolvimento regional, a continuidade da cultura do café, a geração de renda para os agricultores e agricultoras familiares e, principalmente, a geração de obra familiar e, consequentemente, a sucessão rural.