sexta-feira, 24 de outubro de 2025
FETAEP debate sucessão rural e piscicultura em encontro com agricultores familiares em Terra Rica
Evento estimulou a permanência das novas gerações no campo e fortaleceu as políticas públicas
TERRA RICA (PR) – A FETAEP participou, no dia 17 de outubro, de um encontro focado na piscicultura como alternativa para a sucessão rural. A programação, que incluiu debates e atividades práticas, reuniu agricultores familiares de Terra Rica e de outros municípios da Regional Noroeste Paranavaí, como Planaltina do Paraná, Alto Paraná, Amaporã, Guaraiçá e Paranavaí.
A secretária de Juventude Rural da FETAEP, Tainá Guanini de Oliveira, ministrou a palestra “Sucessão Rural para uma Agricultura Familiar Sustentável”, na qual ressaltou a importância de estimular a permanência das novas gerações no campo e de fortalecer as políticas públicas para as famílias rurais. “Tivemos um diálogo sobre políticas públicas, sindicalismo e a relevância de ser associado ao Sindicato, fortalecendo este instrumento de luta da classe trabalhadora rural”, afirmou Tainá.
O encontro incluiu também uma visita às instalações do frigorífico H Líder Pescados, permitindo aos participantes conhecer de perto as técnicas de produção e comercialização. “Compreendemos melhor a atividade da piscicultura e percebemos como ela pode ser uma ótima alternativa de renda e emprego para a agricultura familiar, promovendo a sucessão rural”, destacou a secretária de Juventude da FETAEP.
Complementando a programação, a coordenadora regional de Mulheres, Kelry Mayara da Silva, proferiu a palestra “O que é a Piscicultura?”, na qual explicou as principais etapas da atividade e seu potencial como fonte de renda. A condução da visita técnica foi realizada por Fernanda Silva Oliveira Asoia, sócia da empresa.
A abertura política do evento contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Terra Rica, João Xavier, do representante da Regional, Lino Zanotto, da secretária de Juventude da FETAEP, *e também de dirigentes dos Sindicatos de Alto Paraná, Guairaçá, Planaltina, Paranavaí e Amaporã.


