Notícia

segunda-feira, 06 de agosto de 2018

FETAEP conclui divulgação do PRONAF

Federação passou pelas dez regionais divulgando o Plano Safra da Agricultura Familiar

As expectativas da FETAEP foram atingidas com a realização dos 10 seminários sobre o Plano Safra 2018/2019 que, juntos, atingiram mais de 300 participantes – entre dirigentes sindicais e lideranças municipais. Durante todo o mês de julho e início de agosto a FETAEP, representada pelo secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, passou pelos municípios de Curitiba, Guaraniaçu, Umuarama, Ivaiporã, Saudade do Iguaçu, Guarapuava, Campo Mourão, Jaguapitã, Paranavaí e Santo Antonio da Platina.

Os seminários cumpriram com o objetivo de transmitir informações acerca do Plano Safra e, segundo Brambilla, o diferencial deste ano foi o debate em torno da ampliação dos recursos para mulheres e agroecologia com juros de 2.5%, “Além desses, as discussões sobre energia renovável também estiveram em destaque, pois devemos focar energia fotovoltaica”, disse.

Além de apresentar as informações técnicas sobre o Plano Safra, a FETAEP fez uma reflexão sobre a importância do crédito rural como instrumento de desenvolvimento rural sustentável. “Chamamos a atenção dos participantes que o crédito deve ser usado para impulsionar todas as atividades produtivas de forma a agregar valor e oportunizar novos produtos e negócios nas propriedades, trazendo mais renda e oportunidades para a permanência dos jovens na propriedade”, conclui Brambilla.