Notícia

sexta-feira, 12 de março de 2021

Entidades da agricultura do Paraná lançam propostas para 21/22

Documento quer contribuir com a elaboração do Plano Safra do MAPA

O documento “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2021/2022” retrata as principais demandas do setor agropecuário, com o objetivo de contribuir para a elaboração do Plano Safra 2021/2022 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele foi elaborado a partir de estudos realizados pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), com contribuições dos sindicatos rurais, produtores rurais, cooperativas, assistência técnica e extensão rural.

 Nas páginas estão estruturadas as demandas do agronegócio paranaense para as linhas de custeio, investimento, comercialização e industrialização do Crédito Rural, bem como sugestões de aprimoramento das políticas de Gestão de Riscos como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), o Seguro Rural e o Proagro. Além disso, são apresentadas PROPOSTAS para o apoio à Agricultura Familiar e medidas setoriais.

Para Marcos Brambilla, presidente da FETAEP, o plano é uma excelente ferramenta que viabiliza a agricultura brasileira, contemplando ações de pequenos, médios e grandes agricultores, entre eles a agricultura familiar. “A forma como discutimos com todas as instituições fortalece ainda mais o compromisso de todos para a plena execução. Isso certamente traz condições de produzir, com qualidade e tecnologia, o que se transforma em renda e qualidade de vida para os nossos agricultores”, diz o representante dos agricultores familiares.

 

*Com partes adaptadas do texto de apresentação do documento “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2021/2022"

 

Baixe aqui o documento: “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário 2021/2022”