Notícia

quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Entidades avaliam impacto da estiagem na agricultura do Paraná

Fetaep cobra ações que atendam os agricultores em situação emergencial

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP), Marcos Brambilla, participou nesta quarta (5) de uma reunião convocada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Abastecimento e que contou com a presença de representantes da Conab, Embrapa, Ministério da Economia, Banco Central, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, do Departamento de Economia Rural, da Ocepar, superintendência do Mapa no Paraná, Faep, entre outras entidades do setor produtivo, para tratar da grave estiagem que atinge o Paraná. O encontro on-line foi coordenado pelo secretário de Política Agrícola, Guilherme Soria Bastos Filho, que frisou a importância de ouvir as demandas das entidades e os principais impactos que a crise hídrica vem ocasionando na produção agropecuária do Paraná e que, segundo levantamentos iniciais da Seab, podem ultrapassar os R$ 24 bilhões, com perdas estimadas até o momento de 37,8% na safra de soja e 42,1% no milho.

 

Foram apresentados números com base nos contratos que poderão ter cobertura do Seguro Agrícola ou Proagro. Cerca de 80% do nosso público da agricultura familiar terá os Pronafs cobertos, mas parte deles terá prejuízo mesmo assim, uma vez que os seguros não liquidam todas as contas. O presidente da Fetaep registrou ainda a preocupação com os agricultores que produziram com recursos próprios, perderam tudo e estão desamparados, além dos produtores de leite que estão sofrendo com a baixa qualidade das pastagens, da silagem e dos insumos, que aumentam o custo dos produtores e reduzem suas margens, impossibilitando a permanência de alguns deles na atividade. Outro ponto de preocupação é a falta de água para irrigação.

 

Está marcada uma visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, às áreas afetadas pela seca na semana que vem. Paralelamente a isso, foram cobradas ações urgentes que atendam os agricultores em situação emergencial, compromisso assumido pelo Secretário de Política Agrícola do MAPA Guilherme Soria Bastos Filho. Ele informou que, também na próxima semana, uma equipe de técnicos do Ministério da Agricultura e Conab irá visitar algumas cidades no Paraná para avaliar a situação da atual safra de grãos. Paralelamente, serão realizados levantamentos, com apoio da Conab e da Seab e entidades setoriais, sobre as reais estimativas de perdas na atual safra.

 

A Fetaep vem documentando desde o ano passado os desdobramentos da estiagem no estado e continua com tratativas e negociações deste assunto.