Notícia

segunda-feira, 31 de março de 2014

Dia verde - Audiência pública mobiliza acampados da reforma agrária

FETAEP mobiliza 600 trabalhadores rurais em favor da reforma agrária

Audiência pública que acontece amanha (01) na Assembleia Legislativa expõe à sociedade e ao poder público a situação precária em que se encontram os acampados da reforma agrária.

Cerca de 600 trabalhadores(as) rurais acampados da reforma agrária participarão amanhã, dia 01º, às 09h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, da audiência pública organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) que tem o objetivo de expor à sociedade e ao poder público a situação precária em que se encontram esses agricultores e suas famílias. Entre os pontos centrais do debate estão a desapropriação de terras, a regularização fundiária, o atendimento às famílias já assentadas e as mudanças nas normas do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A concentração iniciará a partir das 08h, em frente à Assembleia.

Foram convocados representantes do INCRA, da Secretaria de Agricultura e de Abastecimento (SEAB), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo do Estado, além da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Cada participante terá a oportunidade de se pronunciar.

Segundo o secretário de Políticas Agrárias da FETAEP, Marcos Brambilla, os trabalhadores vieram para uma negociação de fato e querem sair com respostas concretas. “Estão cansados de ouvir falsas promessas”, afirmou. Além disso, continua ele, a indiferença e o descaso com esses assentados – sejam do INCRA, do Banco da Terra ou então do Crédito Fundiário – é enorme. “De forma respeitosa, esperamos amanha sanar todas as questões pendentes que muito angustiam nossos trabalhadores”, salienta Brambilla.

Lideranças regionais – entre dirigentes sindicais, vereadores e presidentes de associações e de cooperativas de trabalhadores rurais – também estarão presentes.

Ocupação INCRA
Desde hoje cerca de 150 trabalhadores rurais estão em frente ao INCRA de Curitiba, situado na Rua Dr. Faivre, 1200. Permanecerão lá até o encerramento das negociações e com respostas concretas acerca da desapropriação de terras.

Dia Verde – O nome da iniciativa foi escolhido pela base sindical da FETAEP por retratar a natureza e, acima de tudo, a esperança.


Arquivo(s) sobre esta nóticia