Notícia

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Agricultura familiar busca conhecimento e tecnologia no Show Rural, em Cascavel

FETAEP e Regional Sindical Oeste da Federação coordenam a participação de 5 mil agricultores familiares durante a semana do Show Rural

Aprender e inovar. Estes são dois dos motivos que levam e estimulam a procura da agricultura familiar pelo parque tecnológico do Show Rural Coopavel – que acontece na primeira semana de fevereiro, de 5 a 9, em Cascavel (Oeste do Paraná). E, justamente por reconhecer e valorizar a importância desse intercâmbio tecnológico, é que a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná) e os Sindicatos da Regional Oeste da Federação levarão mais de 5 mil agricultores familiares a Cascavel no decorrer da semana.

Serão, em média, cerca de 1000 visitantes por dia que buscarão, segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, informações sobre a diversificação e melhoria da produção. “O nosso público, que tem propriedade pequena, vai para procurar outras alternativas de renda e dialogar com quem realmente conhece do assunto, que são os pesquisadores, os extensionistas rurais, os expositores, entre outros”, menciona Brambilla.

A FETAEP entende que a agricultura familiar tem o direito e o dever de caminhar junto com o desenvolvimento e a tecnologia. E, justamente por isso que, em parceria com o Senar/PR e com a Regional Sindical Oeste da Federação, participará pelo 13º ano consecutivo do Show Rural com otimismo e disposição para recepcionar e atender as caravanas de agricultores familiares que chegarão ao seu estande.

“Por dia, deveremos receber 25 caravanas vindas dos municípios da região Oeste e também de outras regiões do Estado, com apoio do Senar e da Coopavel. Lá orientaremos os visitantes sobre os locais de interesse da agricultura familiar e também destacaremos o papel do Movimento Sindical a favor da categoria trabalhadora rural. Tudo com vistas a otimizar o dia de campo, uma vez que o parque tecnológico é muito grande”, conclui Brambilla.

 A FETAEP espera que, bem informada e segura, a família trabalhadora rural tome decisões mais acertadas e também ousadas. “Quem sabe esse dia de campo represente o pontapé inicial para um empreendimento ou projeto ainda maior e mais organizado”, deseja o secretário de Política Agrícola da FETAEP. Para ele, ao somar estes pontos a propriedade familiar tem tudo para ser mais eficiente, já que a margem de lucro da agricultura familiar é pequena diante da quantidade que produz.

O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, assim como todos os integrantes da diretoria da FETAEP - Marcos Brambilla, Marucha Vettorazzi, Cláudio Rodrigues, Carlos Gabiatto e Alexandre Leal - estarão presentes no decorrer da semana de Show Rural. Para Mueller, o Show Rural é uma escola tecnológica a céu aberto com canteiros, novas cultivares, máquinas, práticas inovadoras, muita tecnologia na produção de grãos, criação de animais, hortaliças, e muito mais. “Ou seja, lá aprendemos que podemos produzir mais e melhor no mesmo espaço de terra”, destaca.