Notícia

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

6 mil agricultores familiares serão levados ao Show Rural

Há 19 anos a FETAEP promove a ida de agricultores(as) familiares de todo o Estado em busca de orient

Arquivo - Show Rural 2023

Durante toda a semana que vem, de 5 a 9 de fevereiro, acontece o tradicional Show Rural Coopavel, na cidade de Cascavel. Pelo 19º ano consecutivo o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Paraná, sob a coordenação da FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), promove a ida de cerca de 6 mil agricultores(as) familiares que se deslocam de todo o Estado em busca de orientações técnicas e de novos conhecimentos. Ao todo, serão cerca de 150 caravanas. Por dia, uma média de 1200 mil pessoas deverão passar pelo estande da Federação. A mobilização dos trabalhadores acontece em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O objetivo da FETAEP ao inserir esses trabalhadores em um ambiente repleto de novidades é incentivar a melhoria das propriedades rurais por meio de novas técnicas de produção. “Nosso propósito é estimulá-los para que possam incrementar a renda da família com a adoção de medidas simples como, por exemplo, a diversificação da produção e o manejo de solo – aumentando, dessa forma, a produtividade e a qualidade dos produtos”, destaca o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos. Além disso, no Show Rural eles encontram boas condições de negociação e de pagamento para a aquisição de equipamentos.

Recepção – 
Durante os cinco dias da semana a FETAEP e os Sindicatos dos Trabalhadores(as) Rurais da Região Oeste do Paraná recepcionam esses trabalhadores com orientações acerca do evento e também ressaltam a importância do Movimento Sindical na busca por melhores condições de trabalho, renda e vida no campo. “Buscando otimizar o tempo de visita, uma vez que o parque tecnológico é muito grande, destacamos os principais locais de interesse da agricultura familiar, como o Barracão da Agroindústria Familiar, os estandes do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), da Itaipu, da Embrapa e vários outros espaços”, diz Leal dos Santos.

A recepção será feita pelos diretores da FETAEP – Alexandre Leal dos Santos, Ivone Francisca de Souza, Aparecido Callegari e Tainá Guanini de Oliveira – e da FETARP (Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado do Paraná), Claudinei de Carli. Além deles, demais dirigentes da regional sindical Oeste também estarão presentes. Cada um dos 6 mil participantes receberá um kit contendo informações sobre o trabalho que a FETAEP vem desenvolvendo em favor dos agricultores familiares e trabalhadores rurais.