Educação do Campo

A educação para os habitantes do campo sempre foi relegada à margem pelo Estado, com o agravante de reproduzir a proposta político-pedagógica baseada em valores urbanos, reforçando a concepção de que o rural é sinônimo de atraso a ser superado.

O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) tem lutado para que seja implementado no país um projeto educacional diferenciado voltado às reais necessidades do campo, entendendo que o investimento em educação é fundamental para a implementação do Padrss. Alguns avanços têm sido contabilizados nesse sentido. Representantes do Movimento Sindical participaram do processo de sistematização de uma proposta de política pública que resultou, em 2001, na aprovação das “Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo”.

As Diretrizes incorporam as reivindicações dos movimentos sociais que até então nunca tinham sido contemplados por legislações anteriores, como, por exemplo, a universalização da educação básica para o campo e a implantação de atividades curriculares e pedagógicas voltadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Contag firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a implementação do Projeto de Capacitação Desenvolvimento Territorial Sustentável, com ênfase em Educação do Campo. A iniciativa é voltada à formação de dirigentes sindicais e lideranças comunitárias.

Além disso, há um outro convênio entre a Contag e o Ministério da Educação destinado à capacitação de professores que atuam nas escolas do campo.

O projeto em educação do campo do MSTTR é executado no Paraná pela Fetaep com apoio da Contag, dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Estado da Educação, entre outros parceiros. De 2004 a 2010 foram capacitadas mais de 1.000 pessoas, entre dirigentes sindicais, lideranças, professores dos territórios de Ilha Grande, do Paraná Centro, do Pré-território Ivaí e alunos da Casa Familiar Rural de Altônia.

 

Secretária de Educação no Campo:

Tainá Guanini de Oliveira