Plano Safra

O ano agrícola compreende o período que vai de 1º de julho até o dia 30 de junho do ano seguinte. A cada safra, o governo federal anuncia uma série de medidas destinadas à agricultura, como montante de recursos para os financiamentos de custeio e investimento, taxas de juros, apoio à produção e comercialização englobando assistência técnica, seguro climático, seguro de preços, entre outros itens.

As reivindicações dos agricultores familiares são negociadas com o governo federal anualmente através do Grito da Terra Brasil (GTB), maior mobilização de massa do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais liderada pela Contag com apoio das Federações de Trabalhadores na Agricultura (Fetags) e Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) de todo o País.

Tradicionalmente o GTB é realizado no mês de maio. Através dessa luta têm sido obtidos significativos avanços, como aumento constante de recursos disponíveis à agricultura familiar pelo Pronaf, queda de juros, criação de novas linhas de financiamentos, entre outras melhorias.