Formação

 A política de formação do MSTTR tem papel estratégico na luta pela implementação do seu Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável (Padrss). A formação tem caráter político, pedagógico e metodológico. Sua função é resgatar, articular, construir e socializar conhecimentos que possam contribuir para a qualificação da ação sindical.

O objetivo da política de formação é, através da interação com as demais políticas trabalhadas pelo movimento sindical, fortalecer os dirigentes e as organizações sindicais enquanto agentes transformadores da realidade.

Nesse sentido, a contribuição da política de formação é fundamental para que a categoria analise criticamente a sua realidade social e seja protagonista da construção de alternativas de enfrentamento e de transformação social.

As ações desenvolvidas pela política de formação seguem as diretrizes do Padrss, procurando enfatizar os temas considerados transversais como meio ambiente, gênero e geração. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

  • Capacitação de lideranças e técnicos em desenvolvimento local sustentável.
  • Oficinas modulares de formação político-sindical destinadas a novos dirigentes, com ênfase para mulheres e jovens.
  • Seminários sobre políticas sociais (saúde, educação do campo, previdência).
  • Seminários sobre políticas salarial, agrícola, agrária e meio ambiente.
  • Encontros sobre organização, administração e gestão sindical.
  • Visitas técnicas e viagens de intercâmbio.

 

Um dos instrumentos de relevante importância que vem possibilitando a efetivação das ações de formação de dirigentes sindicais e de trabalhadores e trabalhadoras rurais diz respeito ao convênio de cooperação técnico-financeira firmado entre a Fetaep e o Senar/PR desde 2004, através do qual são transferidos recursos para execução das ações de formação nos âmbitos municipal, regional e estadual.

Desde o início do convênio entre a Fetaep e o Senar já foram contempladas cerca de 160 mil pessoas, em aproximadamente 1500 eventos.

Secretário de Formação
Ivone Francisca de Souza