Notícia

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Vem aí a AgriFamiliar Paraná 2020

Produtos e Serviços, Rodada de Negócios, e mais, aproximando agricultores familiares e consumidor

 

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, Curitiba recebe a 1ª Feira de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, a AgriFamiliar Paraná 2020. Durante o evento, o Mercado Municipal vai se transformar em um showroom dos melhores produtos e sabores da agroindústria familiar do Estado.

Promovida pela Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná) e Sindicatos (STTRs), realizada em parceria com o Senar, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, a feira tem como objetivo promover a agricultura familiar sustentável, estimular o consumo consciente, a compra de fornecedores próximos e o reconhecimento de produtos artesanais locais, o que impacta diretamente no desenvolvimento da economia regional.

“Sabemos como poucos plantar, colher, transformar, nossos produtos são de alta qualidade, preenchem os requisitos para comercialização e as regulamentações sanitárias, mas ainda temos dificuldade em acessar mercados como o da nossa capital. Com este evento, queremos aproximar o agricultor familiar do público consumidor”, comenta Marcos Brambilla, presidente da Fetaep.

Para ajudar nesse processo, será realizada durante o evento uma rodada de negócios entre produtores selecionados e associações de supermercados e restaurantes, técnicos dos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de estabelecer um canal de negociação permanente. A rodada contará com a consultoria do Sebrae-PR e de entidades parceiras. Haverá também uma rodada de oportunidades, com a participação de cooperativas e associações da agricultura familiar que não estão vendendo na feira, como forma de se prepararem para futuras feiras. Além disso, haverá uma programação especial de eventos técnicos destinados aos participantes.

 

Expositores

A seleção dos expositores para a feira e para participar da rodada de negócios, segundo Ana Paula Conter Lara, da secretaria de Política Agrícola da Fetaep, considera as dez regionais da Federação e a diversidade de produtos, sejam eles in natura ou processados pelas agroindústrias da agricultura familiar do Paraná. “Além de terem bons produtos e estarem de acordo com a legislação sanitária, os participantes se preparam para a feira com lançamentos e novos detalhes de embalagem e marketing para tornar seus materiais mais atraentes”, comenta. Entre os produtos que estarão disponíveis, doces e compotas, queijo e derivados, mel, hortifrutigranjeiros, produtos orgânicos, artesanato, cafés e chás, cosméticos artesanais, temperos, flores, carnes e produtos defumados, cerveja artesanal, cachaça artesanal e outros derivados da cana.

 

Saúde em primeiro lugar

A AgriFamiliar é a grande oportunidade do ano para amenizar os efeitos da crise econômica e criar um novo canal de comercialização e interação dos agricultores com o público. Por ainda estarmos em meio à pandemia do novo coronavírus, estão sendo tomadas as precauções para criar um ambiente seguro e confortável tanto para o público visitante, quanto para os expositores.

Uma série de adequações estão sendo feitas nos protocolos da feira. Um exemplo é que todos os expositores vão participar neste mês de novembro de cursos on-line, para se prepararem para manipular e transportar os alimentos, fazer o atendimento ao público, arrumar os estandes de forma a fazer uma feira segura e livre da COVID-19. Uma das novidades é que não serão realizadas degustações de produtos, mas distribuição de kits individuais lacrados para os visitantes.

 

 

Serviço

1ª Feira de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar – AgriFamiliar Paraná 2020

Mercado Municipal de Curitiba

De 3 a 6 de dezembro de 2020