Notícia

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Novas regras pretendem elevar a qualidade do leite no Paraná

Os fornecedores devem apresentar cópias dos laudos de exames negativos para brucelose e tuberculose, assim como atestados de vacinação.

No dia 30 de maio termina o prazo estipulado pela portaria n° 343 de 17/10/2013 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) em consonância com o Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose – que obriga os estabelecimentos que recebem e processam o leite a cadastrar todos os seus fornecedores. O diretor de Política Agrícola da FETAEP, José Carlos Castilho, encara a medida positiva tanto para o consumidor quanto para o trabalhador.

 “O público ganhará na qualidade do leite - que é um produto delicado e facilmente contaminável – e o produtor, ao investir na saúde do animal, tornará seu produto mais competitivo”, afirma. Para serem cadastrados, os fornecedores devem apresentar cópias dos laudos de exames negativos para brucelose e tuberculose, assim como atestados de vacinação. O foco agora, continua ele, é iniciar um trabalho de conscientização dos produtores para que regularizem a vacinação e redobrem os cuidados com o rebanho leiteiro.

 

Vale saber

 

Brucelose e tuberculose: perigo para animais e seres humanos

A brucelose é uma bactéria que pode ser transmitida aos seres humanos pelo contato com animais doentes ou então pelo consumo de leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (como queijo e manteiga), carne mal passada e seus subprodutos. O maior risco de contaminação é para os que trabalham diretamente com a criação e manejo de animais.

Os sintomas da doença no homem podem ser confundidos com os de uma gripe comum, apresentado febre, fraqueza, dores de cabeça, no abdômen e nas costas. Em quadros mais graves vários órgãos podem ser afetados, assim como o sistema nervoso. Como não há vacina contra a brucelose em humanos, a única maneira de prevenir a doença é a vacinação animal.

Já a tuberculose bovina também é transmitida pelo consumo do leite cru. Os sintomas da doença são tosse seca, dificuldade de respirar, cansaço e emagrecimento progressivo. Não existe vacina para a tuberculose em animais – ao contrário da brucelose. Em casos de infecção, a única alternativa é o sacrifício do animal.