Notícia

terça-feira, 09 de junho de 2020

Fetaep está na campanha de erradicação do trabalho infantil

“Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”

 

“Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. Este é o tema da campanha contra o Trabalho Infantil realizada neste mês de junho no Brasil e a FETAEP solicita e orienta a todos os trabalhadores e agricultores familiares para que apoiem e divulguem esta campanha em suas mídias.

O dia 12 de junho é dedicado a esta causa no Brasil e no mundo, mas deste o início do mês o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil já realiza ações referentes a esta campanha, como o lançamento da música “Sementes”, composição de Emicida, e participação de Drik Barbosa, na plataforma Spotify (https://open.spotify.com/artist/2d9LRvQJnAXRijqIJDDs2K).

O objetivo da campanha é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia e evidenciar a necessidade de maior proteção às crianças e adolescentes trabalhadores, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus. A hastag da Campanha deste ano é #naoaotrabalhoinfantil.

O site do Fórum (fnpeti.org.br) traz os seguintes dados:

“O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária. Cabe destacar que, do universo de 2,4 milhões de trabalhadores infantis, 1,7 milhão exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho e, provavelmente, aos estudos.”

Aqui neste link #naoaotrabalhoinfantil você encontra cards e capas prontos para postar no Instagram, Facebook, e outras redes.

Participe! Faça a sua parte contra o trabalho infantil.