sexta-feira, 15 de maio de 2026
Mulheres rurais fortalecem debate sobre direitos e organização sindical em São João
Encontro teve como foco ampliar o debate sobre políticas públicas e direitos previdenciários
O protagonismo feminino no campo, a autonomia das trabalhadoras rurais e o fortalecimento da organização sindical marcaram o encontro realizado no último dia 13 de maio, na Câmara Municipal de São João (PR). A atividade reuniu agricultoras familiares, lideranças sindicais e representantes da agricultura familiar em um espaço de diálogo, formação e fortalecimento das mulheres do meio rural.
Promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STR) de São João, o encontro teve como foco ampliar o debate sobre políticas públicas, direitos previdenciários e a participação das mulheres nos espaços de decisão do movimento sindical.
A abertura foi conduzida pelo presidente do STTR de São João, Idair Verlindo, que reforçou o compromisso da entidade com a valorização da agricultura familiar e com o fortalecimento da participação feminina no Sindicato. Durante sua fala, destacou a importância das mulheres estarem organizadas e sindicalizadas, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na produção de alimentos e no desenvolvimento das comunidades rurais.
A programação contou com a participação da vice-presidente da FETAEP e secretária de Mulheres, Ivone Francisca de Souza, que conduziu debates sobre sindicalismo, políticas públicas e o fortalecimento da presença feminina no campo. “Foi um momento muito importante para reforçarmos o compromisso com as mulheres da agricultura familiar. Tivemos um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências com trabalhadoras que estão diariamente produzindo alimentos, cuidando das propriedades e sustentando suas famílias”, destacou Ivone.
Ao longo do encontro, temas técnicos e sociais foram debatidos com foco na autonomia e garantia de direitos das mulheres rurais.
Entre os assuntos abordados estiveram a cidadania e regularização documental, com orientações sobre nota fiscal eletrônica e documentação da mulher agricultora; Previdência Social e acesso aos direitos previdenciários; além de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Também foram discutidos programas estratégicos para o desenvolvimento das propriedades rurais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), considerados fundamentais para geração de renda e permanência das famílias no campo.
Durante as discussões, a FETAEP reforçou a importância da organização coletiva e da participação das mulheres no movimento sindical como caminho para ampliar conquistas, fortalecer direitos e garantir mais oportunidades às famílias agricultoras.
Ao avaliar o encontro, Ivone destacou que a organização social segue sendo uma das principais ferramentas de transformação no meio rural. “Saímos de São João com a certeza de que, onde há organização, há conquista. O futuro da agricultura familiar passa pelas mãos de homens, mulheres e jovens que seguem unidos na defesa do campo e da vida no meio rural”, afirmou.


