Notícia

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Internet de qualidade e garantia de compra da produção está na pauta das agricultoras

Plenária on line de trabalhadoras do campo do Paraná foi nesta quinta-feira

 

 

Pontos importantes para a melhoria da vida e as condições de trabalho na agricultura familiar foram foco de debate na Plenária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares, realizada na última quinta-feira (15/10) online. 

No nível estadual, elas incluem as necessidades do Paraná e encaminham para a Contag, que une as reinvindicações de todos os estados, formando um documento base para ser apresentando durante a Plenária Nacional de toda a categoria.

Entre os assuntos mais citados e debatidos pelas mulheres está a necessidade por melhor qualidade da internet no campo. "Sabemos que hoje em dia a internet é importante para a formação, capacitação, informação, comercialização dos produtos e comunicação no campo, entre outros pontos. E as mulheres reclamam que esta ferramenta ainda é muito instável, falhando diante de chuvas e ventos, e em algumas localidades é quase nula", explica Ivone Francisca de Souza, coordenadora da Secretaria de Mulheres da Fetaep. 

A instabilidade de sinal em diversas zonas rurais do estado impediu inclusive a participação mais mulheres na plenária, organizada pela Secretaria de Mulheres da Fetaep. 

Outro ponto de destaque foram os programas de compras governamentais, como PAA e PNAE, onde os agricultores familiares fornecem diretamente a instituições governamentais como escolas, creches e restaurantes públicos. Hoje o governo precisa comprar no mínimo 30% do que precisa de agricultores familiares. As mulheres solicitam que este percentual deve ser de no mínimo 50%. 

"As mulheres do campo estão muito empenhadas na produção de geléias, polpa de frutas, pães, compotas, conservas, no processamento artesanal dos alimentos, hortas, entre outros, e o aumento do percentual é uma ganrantia a mais na hora da comercialização, trazendo renda e incentivo para a família de agricultores", diz Ivone. 

A 7ª Plenária Nacionalde Mulheres Trabalhadoras Agricultoras Familiares acontece no dias 28 e 29 de outubro.