Notícia

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Fetaep participa da posse da nova diretoria da Fetag-RS

Presidente da Fetaep destaca parceria entre instituições na defesa da agricultura familiar

Na sexta-feira (23), foi realizado o ato oficial de posse da diretoria da Fetag-RS, em Porto Alegre, que contou com a presença de autoridades, como o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Também prestigiaram o ato de posse o presidente da Conab, Edegar Pretto; o presidente da Contag, Aristides Veras do Santos; o deputado federal, que representou a Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; o presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; a secretária de administração e finanças da Fetaesc, Agnes Weiwanko; a presidente da Emater, Mara Helena Saalfeld; presidente da CTB no Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor; presidente da Famurs, Luciano Orsi; presidente da Ocergs, Darci Hartman; além de parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades.


Em sua fala, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que foi reconduzido ao cargo, afirmou que “a diretoria empossada para o quadriênio 2024-2028 está comprometida em seguir trabalhando arduamente para defender os interesses da agricultura e da pecuária familiar. Ao longo de sua história, a Fetag-RS obteve muitas vitórias, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Assumimos o compromisso de, com ética e transparência, representar agricultores(as) e pecuaristas familiares de todo o Estado”.


O presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, prestigiou o evento, destacou a importância da parceria e do trabalho conjunto das federações da Região Sul e parabenizou a Fetag-RS pela posse. “Trazemos o abraço das lideranças do Paraná e nos colocamos à disposição para compartilhar, organizar e atender às demandas da agricultura familiar. Parabenizamos a direção da Fetag-RS pela eleição, se destacando como mais uma diretoria paritária entre homens e mulheres, com a participação de jovens, o que demonstra sua organização e representação forte, com sindicatos participativos”, comenta.


Ao final do ato de posse, a já oficialmente empossada diretoria, juntamente com diretoria da Contag, reuniu-se com o ministro Paulo Teixeira e a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para tratar sobre pautas como a da cadeia leiteira e do Grito da Terra Brasil, que será realizado em 2024, em Brasília.

Sobre as pautas apresentadas, o ministro se comprometeu a, nos próximos 15, reunir representantes das cadeias produtivas, dentre elas a do leite, para buscar alternativas que solucionem os problemas enfrentados pelos produtores, em especial os familiares. O ministro afirmou que não é aceitável que grandes produtores ganhem mais pela produção do que os menores. Ainda de acordo com o ministro, governo e representantes das entidades irão dialogar sobre o orçamento da união voltado a agricultura familiar.