Notícia

quinta-feira, 10 de março de 2022

Fetaep e Biriba’s realizam evento sobre melhoramento de carne suína

Evento tem como objetivo demonstrar alternativas de produção e diversificação de renda


A Fetaep e a Biriba’s Genética de Suínos estão realizando nesta quinta (10) um Encontro Técnico sobre Melhoramento da Carne Suína, com o objetivo de apresentar informações sobre sistemas de produção de carne suína, melhoramento genético e oportunidades de mercado. Com público formado principalmente por lideranças sindicais e agricultores familiares, o evento tem como objetivo demonstrar alternativas de produção e diversificação de renda para os trabalhadores rurais do Paraná. Segundo o presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, a suinocultura no Paraná é uma importante área de atuação, com muita inovação, tecnologia e cuidados sanitários e biossegurança. Ele destaca que o setor pode ser uma alternativa para quem quer diversificar a produção e reter os produtores rurais e suas famílias no campo.
O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara, abriu o evento com uma exposição ampla sobre a suinocultura no Paraná, os desafios e as possibilidades de crescimento do setor nacionalmente e nos mercados internacionais. O diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) Otamir Cesar Martins, por sua vez, falou sobre a área sanitária e a adequação do produto paranaense às regras internacionais. O presidente da Associação Paranaense de Suinocultura, Edson Alberto Gusso, também salientou as boas perspectivas para o setor. A secretária de mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, destacou a relevância de participar de eventos como este, com troca de informações e conhecimento, que levam desenvolvimento para a gente do campo. Já o presidente da Fetarp, Carlos Gabiatto, enalteceu a qualidade da suinocultura paranaense, destacando a diversificação dos negócios e a inovação como importantes geradoras de empregos no estado. O secretário de jovens da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, apontou a área como oportunidade para quem deseja fazer a sucessão rural nas propriedades e inovação dos negócios, além de ressaltar a qualidade dos produtos e sabores paranaenses, demonstrados na Feira AgriFamiliar, que foi realizada em 2021 pela Fetaep, reunindo empreendimentos de todo o Paraná. O proprietário da Biriba’s Genética de Suínos Alcides Miotto explicou que a inovação neste mercado deve ser feita com muita responsabilidade e tecnologia, a fim de gerar empregos e oferecer um produto de mais qualidade para o mercado.
Na programação de palestras, temas como cruzamento entre raças e linhas genéticas para obtenção de carne suína de qualidade, mercado de carnes suínas e linhas genéticas, formas e sistemas de produção de suínos para alta qualidade de carne com valor agregado, mercado de carne suína de alta qualidade na grande Curitiba e custo de produção do cevado diferenciado.