Notícia

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Contag empossa diretoria gestão 2021/2025

Agricultora Paranaense integra a diretoria efetiva

Com uma solenidade alegre, com mensagens fortes e homenagens, mesmo sendo realizada em plataforma virtual, sem a tradicional confraternização, foi empossada na tarde desta terça-feira (27) a Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes eleitos para a Gestão 2021-2025 da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG). O ato também foi transmitido pelo Facebook e Portal da CONTAG.

A Solenidade contou com a presença dos Sindicatos e Federações filiadas, de parlamentares, representantes de organizações da sociedade civil, fóruns e outros espaços coletivos, personalidades políticas, entre outros convidados e convidadas.

A Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes eleitos foram empossados pelo secretário executivo da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, que fez a leitura do Ato de Posse e desejou vida longa à CONTAG.

A secretária de Mulheres da CONTAG reeleita, Mazé Morais, abriu as falas na solenidade e disse, com emoção, que palavras não podem descrever esse momento. “Os povos do campo, da floresta e das águas nos deram a responsabilidade de representá-los, nos deram esse voto de confiança”. A dirigente fez uma agradecimento às companheiras e aos companheiros da Gestão que encerram o mandato e acolheu à nova Diretoria, que toma posse neste momento. 

O presidente reeleito, Aristides Santos, fez uma homenagem especial à família, bem como aos Sindicatos, Federações, Coordenações Regionais, aos (às) representantes das organizações aliadas nacionais e internacionais, parlamentares, gestores(as), governadores(as), presidentes de partidos, presidentes da CONTAG de gestões anteriores, e aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. “Enfrentamos muitos desafios, tivemos que nos reinventar para chegar a esse momento. Chegamos com a composição de uma chapa unitária, mesmo com reuniões por plataforma virtual. Também conseguimos construir um Documento Base unitário para o nosso 13º Congresso”, relembrou.

O presidente reforçou que esse momento exige que todos(as) sintam-se parte para fortalecer o movimento sindical e a agricultura familiar. “Precisamos ser parte desse processo e desse cenário que nos desafia, principalmente na luta pela sustentabilidade política financeira do MSTTR. Do ponto de vista estratégico, manteremos as nossas alianças com o conjunto das organizações da classe trabalhadora. E a nossa prioridade será a defesa da vida, a produção de alimentos saudáveis, a defesa da democracia e da soberania nacional”, finalizou.

A solenidade também contou com saudações e mensagens dos presidentes da CUT e da CTB, de deputados(as) orgânicos do MSTTR, dos(as) coordenadores Regionais da CONTAG, de representantes da OAB, CNBB, do Campo Unitário, entre outros convidados e convidadas.

SOBRE A NOVA DIRETORIA

Para enfrentar os desafios desse momento do País e do mundo, foi importante a CONTAG formar uma chapa de unidade, eleita com 98,6% dos votos válidos, que foi construída e referendada por todas as Federações e contempla, na sua composição, a paridade de gênero, todas as grandes regiões brasileiras, renovação de 57% em relação à gestão que se encerra, 33% de jovens e 39% de pessoas da terceira idade e idosas. De forma inédita, uma mulher assumirá a Secretaria de Política Agrícola da entidade.

PARANAENSE É A NOVA DIRETORA DE MEIO-AMBIENTE

Sandra Paula Bonetti, jovem agricultora paranaense de São Jorge d’Oeste, faz parte da nova diretoria da Contag, sendo responsável pela pasta do Meio-Ambiente.

Graduada em Licenciatura em Educação no Campo pela UTFPR-Dois Vizinhos, Sandra é produtora de leite com sua família, e desde muito jovem participa das atividades do sindicato em sua cidade. No sindicato de sua cidade foi diretora dos jovens em dois mandatos, diretora de formação e organização sindical e coordenadora regional do Jovens da Regional Sudoeste. Por último, integrava a diretorial geral da Fetaep, gestão 2019-2023.

Sandra Paula Bonetti, em sua unidade produtiva em São Jorge d'Oeste-PR/Foto: arquivo pessoal

Sandra é a primeira representante paranaense a ocupar uma cadeira na diretoria executiva da Contag. “Sou muito grata por ter sido indicada para representar o estado do Paraná na Diretoria executiva da CONTAG, e ao mesmo tempo entendo como um desafio, pois sei da importância de tal função para todo movimento sindical”.  

Ela ressalta que as questões ambientais são um ponto chave para a manutenção da vida e, consequentemente, para os agricultores familiares: “pretendo buscar alternativas para que os nossos agricultores possam, cada vez mais, conciliar a produção com a preservação ambiental”, diz a agricultora.

Sobre os pontos principais no meio-ambiente, Sandra destaca: “o Brasil é um país continental, e cada região, cada bioma, merece atenção especifica. Não podemos pensar uma política ambiental nacional sem considerar essas questões e, juntamente com as FETAG’S, construir o melhor plano de ação, considerando o trabalho que já vem sendo feito pela atual secretaria de Meio Ambiente da CONTAG, pela Rosmari Malheiros”.

Conheça a Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes – Gestão 2021-2025

 

 

FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi/ Comunicação FETAEP