Notícia

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Veja como foi o evento técnico sobre SPDH com agricultores familiares

Agricultores familiares das regionais Sudoeste e Oeste vieram saber mais sobre o sistema

Nesta semana, um encontro técnico realizado pela Fetaep, em parceria com o IDR-PR e o Senar-PR, levou um grupo de agricultores familiares das regionais Sudoeste e Oeste para conhecer mais sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) – a principal ferramenta para que a olericultura possa ser mais sustentável, com a redução do uso de agrotóxicos. O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, destaca a importância desta produção mais limpa, mais sustentável ambientalmente e para o mercado, que, cada vez mais, está focado na qualidade e na origem dos alimentos. O SPDH é uma plataforma de trabalho que vem sendo desenvolvida pela Fetaep, em parceria com o IDR-Pr desde 2019.

Durante o encontro, o grupo de agricultores participou de visitas técnicas a propriedades em São José dos Pinhais, que já aplicam o sistema, e foram acompanhados pelos engenheiros agrônomos do IDR-PR João Reis, Júlio C. B. Veiga Silva, Ícaro Daniel Petter, Tiago L. Hachmann e Magnum R. da Silva, além do biólogo Orlando Assis.

A olericultura é uma alternativa de alta densidade de renda por área, podendo ser grande alternativa para a agricultura familiar e como atividade de inclusão pelo fomento produtivo. Além disso, com a crescente demanda por parte da população e do mercado, é necessária a adoção de tecnologias inovadoras para produção de alimentos saudáveis, com tecnologias que visam menores impactos nos fatores de produção, principalmente o solo-água-planta.