Notícia

terça-feira, 14 de julho de 2020

Trator novo, novos horizontes

Trator novo, novos horizontes

A família Staidel tem motivos para comemorar, apesar do ano atípico de 2020 que estamos vivendo. Agricultores familiares em Cantagalo, eles estão de trator novo, que vai ajudar na produção de alimento para seus animais: vacas leiteiras. Eles conseguiram adquirir a máquina acessando o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Agricultura Familiar no Brasil é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que chegam até a mesa da população, especialmente hortaliças, frutas, carne, leguminosas, leite e alguns tipos de grãos.

"Este trator é um sonho realizado para nós", diz Marlene. Eles trabalham há nove anos nesta propriedade e que o trator vai evitar também que estejam em contato direto com o veneno aplicado na plantação. O casal Marlene e Aldo, com o filho Felipe (19 anos), possuem 18 vacas em lactação, que produzem 320 litros de leite por dia.

Para Aldo, o Pronaf investimento torna-se um programa que realmente ajuda, pois tem juros baixos e prazos de pagamento factíveis para o agricultor rural. 

"Essa entrega é resultado também de uma ação em parceria entre Fetaep, sindicato e produtor, muito importante para o desenvolvimento do campo, como também é o Pronaf", ressaltou Alexandre Leal, diretor de juventude na Fetaep, que acompanhou a entrega do trator, juntamente com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Catagalo, Pedro Leo dos Santos, Roberléia Costa Curta, gerente da agência do Branco do Brasil, , que é o agente financeiro do Pronaf, e outros representantes de entidades envolvidas.

E você? É sindicalizado? Procure o STTR da sua região!