Notícia

sexta-feira, 05 de agosto de 2016

Semana de muito trabalho marca Coletivos da CONTAG

FETAEP esteve presente discutindo pautas no Coletivo de Mulheres, Jovens e Formação Sindical.

A última semana do mês de julho foi de bastante trabalho e debates na sede da CONTAG, em Brasília. Entre os dias 25 e 29, representantes das Federações de todo o país reuniram-se para o encontro de Coletivos de Política Agrícola e Meio Ambiente, Formação e Organização Sindical, Juventude Rural e Mulheres. A diretoria da FETAEP esteve presente e atuante nos Coletivos.

Confira a avaliação dos diretores sobre cada coletivo!

Jovens

Além de analisar a atual conjuntura nacional dos jovens trabalhadores rurais, a Comissão Nacional de Juventude da CONTAG debateu os Encontros Regionais em Tecnologias para Juventude Rural – projeto da CONTAG com apoio do SENAR - e discutiu a organização da 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural. O secretário de Juventude Rural da FETAEP, Alexandre Leal, esteve presente representando os interesses dos jovens do Paraná.

“Planejamos, ao longo da semana, a organização de um seminário que vai reunir a juventude rural do Sul e Sudeste, no Espírito Santo, ainda este ano. A proposta desse seminário é tratar sobre as inovações, tecnologias e o desenvolvimento da agricultura familiar nos últimos anos”, afirma, dizendo ainda que será uma grande troca de experiências entre os sete estados das duas regiões.

Formação e Organização Sindical

O Coletivo de Formação e Organização Sindical abriu espaço para um amplo diálogo. Os participantes realizaram avaliações sobre o 1ª Módulo do Curso Nacional e do Intermódulo; Socialização da Matriz do 2º Módulo e do Seminário Internacional de Educação Popular. Também foi feito um balanço sobre a Reorganização Sindical do MSTTR, com discussão política do processo de dissociação sindical no Sistema CONTAG e fundamentos da reorganização sindical do MSTTR.

Outra importante pauta foi a avaliação de atuação dos educandos da Enfoc. Segundo o secretário de Formação de Organização Sindical da FETAEP, Cláudio Rodrigues, os educandos do Paraná tiveram sua atuação avaliada como bastante positiva. Todos os estados tiveram a oportunidade de registrar suas experiências e os resultados do trabalho da Enfoc. “Uma novidade que está sendo implantada é a plataforma virtual de educação, desenvolvida no 6º Módulo da Enfoc, e sua implantação no Paraná já está sendo estudada”, destaca.

Mulheres

A Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG reuniu-se para debater sobre as diversas questões que resultaram das Plenárias Regionais de proposições para o 12º Congresso da CONTAG. Definiu-se também a quantidade de mulheres representantes de cada estado para a Plenária Nacional, que acontecerá em novembro na sede da CONTAG. O Paraná terá direito a 25 vagas, conforme a proporção da sua base sindical.

Para Marucha Vettorazzi, secretária de Mulheres da FETAEP, a questão mais importante discutida no Coletivo de Mulheres foi a paridade de gênero dentro do MSTTR. “Estamos lutando para alcançarmos uma representatividade de, no mínimo, 30% de mulheres ocupando cargos de decisão dentro dos Sindicatos”, pontua ela. “Aos poucos estamos caminhando para melhorar esta realidade e aumentar a representatividade feminina, mas ainda há muito trabalho pela frente”, afirma.

 Conselho Deliberativo

Além dos Coletivos, também aconteceu o Conselho Deliberativo ao final da semana, que trabalhou o regimento interno do 12º Congresso da CONTAG. Este espaço abriu uma ampla reflexão e debate contra qualquer forma de retrocesso nos direitos trabalhistas e sociais da categoria trabalhadora rural. Nesse sentido, discutiu a dívida pública e seus impactos ao povo brasileiro. A FETAEP foi representada pelo secretário de Assalariados e de Previdência Social, Carlos Gabiatto.

Segundo ele, foi feito um comparativo entre os gastos com a dívida pública e com a Previdência. “A dívida pública ficou com 43% do orçamento, enquanto a previdência 22%”, disse Gabiatto, que na ocasião defendeu a importância da Previdência no meio rural, bem como para os pequenos municípios.