Notícia

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Saúde, direitos e sustentabilidade no Outubro Rosa e Novembro Azul da FETAEP

A programação reforçou a importância da prevenção, da adoção de hábitos saudáveis e do cuidado

Em celebração ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, a FETAEP realizou, nos dias 9 e 10 de outubro, em sua sede em Curitiba, um grande encontro sobre saúde, direitos e sustentabilidade. O evento reuniu dirigentes sindicais, agricultoras e agricultores familiares de todo o estado para debater temas como saúde da mulher e do homem, saúde mental, violência contra a mulher, práticas alternativas de cuidado, direitos nos territórios e os impactos da crise climática.

A programação reforçou a importância da prevenção, da adoção de hábitos saudáveis e do cuidado integral com o corpo e a mente. A abertura contou com a presença da diretoria da FETAEP, do deputado federal Elton Welter e da deputada estadual Márcia Huçulak.

Welter destacou o papel das políticas públicas na promoção da saúde e da qualidade de vida das famílias agricultoras. “Políticas públicas estão diretamente ligadas à saúde física e mental. Ao chegar a quem de fato precisa, elas têm o poder de melhorar a renda e o bem-estar das famílias agricultoras”, afirmou o deputado. Ele também ressaltou a importância da atuação dos dirigentes sindicais na base e citou avanços como a Lei do Pronaf, que ampliou de 30% para 45% a obrigatoriedade de compra de alimentos da agricultura familiar.

A deputada Márcia Huçulak reforçou a relevância dos exames preventivos e do autocuidado. “Muita gente acredita que o câncer é genético, mas apenas 15% dos casos têm essa origem. Os outros 85% estão ligados a hábitos de vida. Prevenir é uma escolha. Conversem com suas filhas, irmãs, mães e avós. Façam seus exames e cuidem-se — o diagnóstico precoce é 100% curável”, alertou. Ela também destacou a contribuição da agricultura familiar para a saúde pública. “Vocês trabalham com a vida, com a saúde. Quanto mais consumirmos alimentos saudáveis, menos chances teremos de desenvolver doenças.”

O evento foi conduzido pela Secretaria de Mulheres e de Políticas Sociais da FETAEP, sob a coordenação da vice-presidente Ivone de Souza e da secretária-geral Tainá Guanini.

Entre as palestras, estiveram:

  • Saúde mental e saúde da mulher e do homem, com Cleusa Rosane Ribas Ferreira;
  • Violência contra a mulher, com Odete Costa, empresária e apresentadora do Podcast Refloracast;
  • Práticas de saúde alternativas e plantas medicinais, com as agentes de saúde popular Margarete Aparecida Bitencourt, Marizete Padilha e Iraci F. Sutil de Godoi;
  • Análise de Conjuntura sobre a Agricultura Familiar no contexto da COP30, com Tainá Guanini de Oliveira;
  • Direitos dos territórios e impactos da crise climática sobre os corpos e direitos da mulher e do homem nos territórios, com Marina Augusta Tauil Bernardo.

As místicas de abertura e encerramento, conduzidas por Inês Fátima Polidoro, trouxeram momentos de reflexão e integração.

O evento também contou com um espaço dedicado à comercialização de produtos das mulheres participantes e ao autocuidado e à autoestima feminina. Ervas medicinais, panos de prato, queijos e morangos estavam entre os produtos a venda. A consultora de beleza Paula Shirata (Mary Kay) apresentou dicas de automaquiagem às participantes, encerrando a programação com leveza e inspiração.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Outubro Rosa e Novembro Azul na FETAEP

fotos desta galeria