Notícia

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Programa Empreendedor Rural trata sobre a inovação na agricultura

Mais de 5 mil produtores rurais prestigiam evento

A tecnologia mudou tudo. E no campo não foi diferente. Drones, geoprocessamento, análise espacial, realidade aumentada são utilizados como aliados para melhorar a produtividade e preservar recursos.

Alinhado ao cenário atual tecnológico, o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes teve como tema Líderes Rurais e Agricultura Digital. O evento ocorreu no dia 14 de novembro de 2018, no ExpoTrade Pinhais, e recebeu mais de 5 mil produtores rurais de todo o Paraná, e é o encerramento do Programa Empreendedor Rural (PER).

A FETAEP, em conjunto com o Sistema FAEP/Senar-PR e Sebrae-PR, é parceira no programa que premiou as melhores iniciativas empreendedoras no meio rural. O presidente da Federação, Ademir Mueller parabenizou os participantes por demonstrarem comprometimento e anseio de viver da agricultura e expandir os negócios.

“Muito além dos aspectos de nossa vida pessoal, a tecnologia influencia drasticamente todos os setores e não poderia deixar de ser diferente na agricultura. O universo digital se tornou essencial aos que desejam obter sucesso. Tudo reflete nas estratégias de investimento e de planejamento de qualquer empreendimento, seja ele no campo ou na cidade. Em se tratando de empreendimento rural, além dos desafios comuns de uma empresa, há que se pensar nos fatores naturais que influenciam diretamente no balanço final”, refletiu Mueller. 

O evento, repleto de homenagens e premiações, foi acompanhado pela governadora Cida Borguetti, pelo vice-governador eleito e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana, pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, George Hiraiwa, entre outras autoridades. Para representar a FETAEP, estavam presentes também o vice-presidente, Marcos Brambilla, o secretário-geral, Carlos Gabiatto e o secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente, Alexandre Leal.