Notícia

terça-feira, 10 de abril de 2018

Previdência - Governo informa que rurais ficarão de fora da reforma

FETAEP comemora notícia enviada à CONTAG por se sentir parte integrante dessa vitória

Após forte cobrança do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), governo confirmou – via ofício encaminhado à CONTAG na semana passada – que rurais ficarão de fora da Reforma da Previdência, inclusive os assalariados. Em resposta oficial, o líder do governo, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro garantiu a exclusão dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, preservando as atuais condições de acesso dos rurais à aposentadoria.

A FETAEP, que desde 2016 já vinha fazendo grande pressão, inclusive com a realização de três grandes mobilizações nas ruas do Paraná (em frente às Gerências Executivas da Previdência) neste ano e mais outras três em 2017, comemora a informação, porém ressalta que se manterá atenta. “Para 2018, antes da sinalização do governo, já estávamos preparados para outro ato em maio”, afirma o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

Agora, continua ele, por mais que não haja previsão de retorno da pauta de discussão, por conta da intervenção militar do Rio de Janeiro, a FETAEP estará de olho aberto e pronta para agir caso necessário. “Remetemos esta vitória às ruas, aos trabalhadores rurais, mas também ao diálogo entre as partes envolvidas”, comemora.

Segundo ele, a Federação sempre foi defensora da negociação entre as partes envolvidas. “Por mais de uma vez estivemos presentes nas mesas de negociação e ficamos felizes de ver o saldo positivo para a categoria trabalhadora rural”, afirma Mueller.