Notícia

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Polo do IDR-Paraná em Santa Tereza é sede de jornada sobre fruticultura

Objetivo do evento foi promover a atualização de conhecimentos em fruticultura

O Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, em Santa Tereza do Oeste, sediou nesta quarta (9) a 10ª Jornada Tecnológica em Fruticultura, reunindo técnicos e produtores rurais de toda a região. O evento é uma ação conjunta do IDR-Paraná e Aisa (Ação Integrada de Solo e Água). Participam ainda a Esalq USP, FAPED, Adapar, Fetaep, Embrapa e Itaipu. O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, esteve presente ao evento e reforçou a importância da extensão rural e da pesquisa caminharem juntas, apresentando novas alternativas de renda aos agricultores familiares.

A fruticultura é uma atividade que exige bastante conhecimento para a conquista de bons resultados, diante disso, é muito importante que o produtor esteja atualizado em relação às inovações tecnológicas e pesquisas no setor.  A jornada teve como objetivo promover a atualização de conhecimentos em fruticultura para a auxiliar o produtor na tomada de decisões, visando aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e reduzir o custo de produção.

“O que tem de novo, o que tem de última informação técnica e de manejo de poda e tratamento está aqui. Na fruticultura chegam algumas cultivares, algumas frutas diferentes, que podem se transformar em renda para o produtor, que esse é o objetivo”, diz José Lindomir Pezenti, Gerente regional do IDR-PR – Cascavel.

Uma das novidades apresentadas no encontro foi sobre o manejo da amora preta. O Estado do Paraná tem um grande potencial para produzir essa cultivar e a ideia é mostrar aos produtores que eles podem levar ela a sua propriedade e também agregar valor com esse tipo de produção.