Notícia

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Ônibus Lilás atende mulheres em Pato Branco

Unidade atendeu mulheres e prestou assistência social, jurídica e psicológica

O Ônibus Lilás voltou a percorrer as cidades do Paraná. Trata-se de uma unidade itinerante que presta orientação para mulheres com relação à violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, jurídica e assistência social. Nesta terça (16), foi a vez de Pato Branco receber o veículo, que faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na ação, que aconteceu no CRAS de Pato Branco, participaram a Coordenadora Suplente de Mulheres da Regional 1 da Fetaep Rosalina Zoche, a Coordenadora do CRAS Marina Particheli, a pedagoga do CRAS Débora Olivares, a advogada do CRAS Carolina Dambros Coito, as assistentes sociais Daiana Gobbi, e Taciane Ferron, a estagiária de serviço social Vilma Freitas, e as estagiárias de psicologia Isadora Berta e Dhawyane Hodigueiro.

O ônibus, doado pelo Governo Federal, foi uma conquista do movimento sindical, pro meio da atuação das mulheres rurais, na Marcha das Margaridas, realizada em Brasília em 2011. Posteriormente, ele foi repassado pelo movimento sindical para o departamento de garantias dos direitos das mulheres do governo estadual, de forma a ampliar os atendimentos a mulheres do meio rural e do meio urbano. O veículo conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. As pessoas atendidas têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos.