Notícia

sexta-feira, 10 de março de 2023

Na Semana das Mulheres, a Fetaep, a Fetarp e os STTRs renderam suas homenagens às mulheres do campo

Eventos mostram diálogo com a base e desenvolvimento de estratégias e caminhos para a luta

Na Semana das Mulheres, a Fetaep, a Fetarp e os STTRs de todo Paraná renderam suas homenagens às mulheres do campo, trabalhadoras rurais e agricultoras familiares, reconhecendo sua importância e buscando tornar a luta pelos ideais do movimento sindical mais justa e igualitária. Segundo a secretária de Mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, essas programações realizadas para celebrar o Dia Internacional das Mulheres são muito gratificantes, pois mostram o movimento sindical dialogando com as agricultoras e os agricultores, reascendendo as esperanças e construindo estratégias e caminhos para a nossa luta.

“A partir da escuta nesses espaços participativos, vamos buscar caminhos para superar os desafios, com muita energia positiva e o compromisso de desenvolver ainda mais políticas públicas e ações diante desta nova ruralidade. Agradeço aos sindicatos, em nome da Fetaep, pela oportunidade de vivenciar e reviver momentos com companheiras e companheiros que nos inspiram a continuar na luta pelo que acreditamos”, comenta. “Gratidão aos sindicatos, gratidão às mulheres pela força e pelo comprometimento com a 7ª Marcha Nacional das Margaridas. E vamos lá, mulheres, em marcha pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver!”

Confira os eventos realizados em alguns dos municípios paranaenses, que reuniram muitas mulheres.

O Encontro de Mulheres em Astorga contou com a presença da secretária de mulheres da Fetaep Ivone Francisca de Souza, o secretário-geral Alexandre Leal dos Santos, o presidente da Fetarp Claudinei de Carli, a assessora da secretaria de mulheres da Fetaep Maristânia Szulak Izé, a prefeita de Astorga Suzi Puccilo, além da coordenadora de mulheres da Regional 6 Maria de Fátima de Carvalho e a suplente Nair Angélica Molina Peres.

O Encontro de Mulheres de Agudos do Sul, coordenado pela representante da Regional 10 e presidente do STTR do município, Mery Terezinha Halabura Woiciekoviski, contou palestras do presidente da Fetaep Marcos Brambilla e da assessora de Política Agrícola Ana Paula Conter Lara.

Em Icaraíma, o evento em celebração ao Dia das Mulheres, organizado pelo presidente do STTR do município, Carlos Gabiatto, teve as palestras de Ivone Francisca de Souza e da educadora popular Paula Shirata, além da participação da coordenadora de mulheres da Regional Rozângela Correia Gil, o assessor do convênio Fetaep/IDR Eder Oliveira e a presença da primeira-dama de Icaraíma Suzana Graciano.

Em Altônia, houve uma homenagem para mulheres agricultoras rurais e urbanas, organizada pelo prefeito do município Claudenir Gervasone e da primeira-dama Cleonice Maróstica Gervasone, e a Fetaep foi representada por Ivone Francisca de Souza a coordenadora da Regional Rozângela Gil.

O evento de Dia das Mulheres em Umuarama foi realizado por Ivone Francisca de Souza, Rozângela Correia Gil e Eder Oliveira.

Em Almirante Tamandaré, o evento de celebração ao Dia das Mulheres contou com palestra de Paula Shirata, da Fetaep, e presença da Prefeitura.

O evento em Santo Antônio da Platina contou com a participação de Alexandre Leal dos Santos, Maristânia Szulak Izé, o presidente da Fetarp Claudinei de Carli, o representante da Regional 7 Edvard José de Oliveira, o assessor do convênio Fetaep/IDR Valter Coffani, e a coordenadora de mulheres Ondina Neves dos Santos e a suplente na coordenação Neusa Gonçalves Silva.

Em Santa Maria do Oeste, o evento foi realizado pela coordenadora de mulheres da Regional 8 Adenilda Korchak e por Marco Antônio Geffer, coordenador da Casa Familiar Rural.

O evento de Dia das Mulheres em Vitorino foi organizado pelo presidente do STTR Laudelino Madruga e pela secretária Loireci.

Em Pato Branco, foi realizado um encontro para comemorar o Dia das Mulheres, organizado pelo presidente do STTR Avelino Zoche e por Rosalina Zoche, suplente na Coordenação de Mulheres.

Matelândia realizou um evento em comemoração ao Dia das Mulheres, que foi organizado pelo presidente do STTR Jandir Pietrobom e pela coordenadora de mulheres da Regional 2 Nelci Bado.

 

Agradecemos ao apoio de parceiros como o Senar-PR, IDR-PR, prefeituras dos municípios, e Sicredi.