Notícia

sexta-feira, 09 de março de 2018

Mulheres trabalhadoras rurais reúnem-se em Curitiba

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste mês de março, FETAEP discute a importância da participação da mulher no Movimento Sindical.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, neste mês de março, nos dias 13 e 14, a FETAEP reunirá lideranças femininas do meio rural para discutir e debater o atual papel da mulher dentro das propriedades rurais. O Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais acontece em Curitiba, no Hotel Estação Express, com a presença de 50 mulheres pertencentes da base sindical regional da Federação.

Entre os temas abordados, os destaques ficam com a importância da participação da mulher no Movimento Sindical; as ações das mulheres junto às unidades móveis de enfrentamento à violência; e a participação feminina nos espaços de decisão, como conselhos municipais. Para a secretária de Mulheres da FETAEP, Maria Marucha Vettorazzi, o evento representa uma grande oportunidade para que as mulheres saiam da inviabilidade da qual se encontram e se encorajem umas com as outras. “Quando a gente se reúne é uma troca de experiências, uma aprende com a outra”, diz Marucha.

Além disso, continua ela, é uma oportunidade de reafirmar que as mulheres dentro do Movimento Sindical não buscam apenas discutir a questão das cotas. “Queremos, mais do que apenas números, uma participação com qualidade. Por isso trabalhamos para a formação dessas mulheres, para que elas mostrem que têm sim capacidade de administrar o MSTTR”, diz Vettorazzi.

 


Palestras e temas abordados:

Helena Navarro Gimenez Geiger, assistente social da Coordenação de Proteção Social Especial (SEDS), falando sobre o modo de produção e a exploração do trabalho infantil na agricultura.


Walquiria Onete Gomes, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), falando sobre a importância da inserção das Trabalhadoras Rurais nos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.

Terezinha B. Ramos, coordenadora Municipal de Políticas para Mulheres de Curitiba, falando sobre as ações das mulheres junto as Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher;

Daniele Martin Sandri, engenheira agrônoma do Instituto Emater – PR, falando sobre a utilização de plantas medicinais como forma de resgatar o conhecimento popular.

Jussara Ribeiro, extensionista do Instituto Emater – PR, falando sobre alcançar voos.