Notícia

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Juventude - Regionais da Fetaep debateram Crédito Fundiário

Participantes também vistaram uma série de propriedades bem sucedidas devido ao Programa Nacional de Crédito Fundiário

As regionais da Fetaep 4, 6, 7 e 9 participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, do Seminário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), realizado em Wenceslau Braz com o apoio do STTR do município. Ao todo, cerca de 60 participantes debateram alternativas de renda para propriedades adquiridas por meio do Programa. A Fetaep foi representada pela assessora da secretaria de Agrária, a agrônoma Ana Paula Conter, e pelo analista técnico da Fetaep, Matheus Pereira Ramos.
 
Segundo o secretário de Política Agrária e coordenador estadual de Juventude, Marcos Brambilla, o foco da mobilização foi provocar a juventude para as vantagens do benefício. “Pretendemos incentivar mais ações envolvendo a juventude em todas as regiões do Estado, tendo em vista que é um dos públicos prioritários do PNCF”, destaca Brambilla.
 
Além de temas em torno do crédito fundiário, os jovens também foram apresentados aos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A importância da diversificação de culturas – com frutas, café e leite - foi outro tema abordado durante o evento pelos especialistas da Emater.
 
O ponto alto do seminário foram as visitas técnicas realizadas em propriedades de Carlópolis. Os participantes puderam ver, na prática, casos bem sucedidos de trabalhadores e trabalhadoras rurais que, graças ao PNCF e o apoio recebido do STTR, conseguiram comprar a propriedade e hoje estão trabalhando com a diversificação e conseguindo pagar o financiamento com tranquilidade. Um dos exemplos, de acordo com a assessora da Fetaep, foi uma propriedade adquirida no final de 2006 que trabalha com café e leite, mas que tem no leite a principal fonte de renda. “Eles já compraram, com os recursos do Pronaf, uma ordenhadeira mecânica e um resfriador”, cita.
 
Outra visita que chamou atenção dos jovens foi na Fazenda Três Fontes, adquirida por 44 benefíciários de forma individual. “A que mais nos chamou atenção foi uma propriedade que trabalha com café e goiaba em um pequeno pedaço de terra”, conta Ana Paula. Ali, continua a agrônoma, eles puderam ver que com força de vontade e garra é possível melhorar de vida com o PNCF. “Além de estar conseguindo pagar as prestações, a família já está construindo uma nova casa, mais ampla e de material”, comenta. Para ela, as visitas foram fundamentais, pois deixaram os jovens entusiasmados e interessados.
 
O próximo Seminário acontecerá em Medianeira, nos dias 09 e 10 de novembro.