Notícia

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Fetaep será uma das juradas do Prêmio Queijos do Paraná

FETAEP trabalha com agroindústrias do setor para buscar melhores condições de produção e mercado

O Prêmio Queijos do Paraná, que foi lançado para promover e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado, entrou em sua segunda fase: a de preparar os 100 jurados para o concurso, que farão a degustação e a análise de amostras de 322 produtos provenientes de queijeiros artesanais e indústrias. A FETAEP é uma das apoiadoras da premiação, que coroa os resultados da boa produção. Segundo o presidente da federação, Marcos Brambilla, a FETAEP trabalha junto aos agricultores familiares do Paraná, fomentando as pequenas agroindústrias, que ajudam a agregar valor aos alimentos e criar alternativa de renda para nossos produtores. “A atividade queijeira é uma das mais bem representadas entre as agroindústrias familiares. Nosso trabalho é buscar melhores condições de produção, mercado, divulgação, sempre de olho na qualidade. E o Prêmio Queijos do Paraná vem para reconhecer este trabalho”, comenta.

A assessora de política agrícola e engenheira agrônoma Ana Paula Conter Lara, na semana passada, passou por um treinamento sobre tipos de queijo, critérios técnicos a serem considerados, além de como fazer a degustação. A avaliação e a premiação ocorrerão em cerimônia no 1º de junho – Dia Internacional do Leite –, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Conforme avaliação sensorial e critérios técnicos, os vencedores podem ganhar medalha de bronze, prata, ouro ou super ouro.

Metodologia

Os queijos serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata, é preciso fazer pelo menos 16 pontos. Quem fizer 14 pontos, fica com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, que podem ser reconhecidos com a medalha super ouro.
Os medalhistas poderão usar a condecoração como selos na embalagem de seu produto, referendando que se trata de um queijo premiado. Os vencedores também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.

Para abranger o maior número possível de produtores e indústrias, o Prêmio Queijos do Paraná tem 19 categorias: 12 voltadas a variedades produzidas a partir de leite de vaca; duas de leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala; e uma categoria para criações, como queijos aromatizados ou condimentados. Um dos pré-requisitos é que os queijos participantes – artesanais e industriais – tenham sido produzidos no Paraná. A iniciativa vai se consolidar como uma vitrine dos lácteos produzidos no Estado.

O Prêmio Queijos do Paraná faz jus à importância que o setor lácteo tem para a economia do Estado. São mais de 50 mil produtores paranaenses dedicados à atividade, com a produção diária de 12 milhões de litros de leite – dos quais 5 milhões são destinados à fabricação de queijos. Com isso, o leite é o quarto produto agropecuário do Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP), movimentando R$ 9 bilhões ao ano. A produção de queijos agrega valor à matéria-prima, incrementando a geração de renda de produtores rurais e da agroindústria.

 

O Prêmio Queijos do Paraná é idealizado e promovido por um comitê gestor formado por: IDR-Paraná, Sistema Faep/Senar-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR e conta com jurados de instituições como Seab, FETAEP, Adapar, Ocepar, MAPA, CRMV, Senac, APCBRH, PUCPR, Universidade Tuiuti, UEL, UEM, Unioeste, UEPG, Aprosud, UTFPR, Biopark, Mercado Municipal, além de representantes de restaurantes e imprensa, como Restaurante Girassol, Restaurante MIUQ, Blog da Marian, André Bezerra, Bem Paraná - Comer e Curtir, Fogo Baixo, Pizzaria Baggio.