Notícia

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fetaep saiu satisfeita das audiências do Grito da Terra Paraná

Reunião com o governo do Estado rendeu bons frutos, dentre eles a garantia de renovação por mais quatro anos do convênio entre Fetaep e Emater

Depois de mais de uma hora de reunião, agenda do Grito da Terra Estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Paraná (Fetaep) com o governador Beto Richa e secretários de governo garantiu bons frutos. Várias pastas do governo participaram da agenda, entre elas a secretaria da Agricultura, do Meio Ambiente, do Trabalho, de Habitação, o Instituto Emater e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), entre outros.
O governador elogiou a Federação e garantiu não medir esforços para atender, cada vez mais, as demandas em prol do desenvolvimento da agricultura no Estado. “É muito importante este nosso entrosamento que demonstra a vontade e o respeito que esta gestão tem pela causa de vocês. Fazemos questão de tê-los constantemente presentes nas agendas do governo”, comentou Richa, que aproveitou a ocasião para convidar o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, para integrar o conselho Administrativo do Iapar.
O vice-governador, Flávio Arns, reconheceu a Fetaep como uma Federação essencial para a sobrevivência da agricultura no Paraná, enquanto o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse ter se surpreendido com o nível da pauta de reivindicações que, segundo ele, foi construída de forma inteligente ao abranger questões essenciais para a sobrevivência da agricultura familiar e dos assalariados rurais.
Dentre os principais pontos da pauta que avançaram, a Fetaep destaca a garantia da renovação por mais quatro anos da parceria com a Emater, que disponibiliza treze técnicos para assessorar as regionais da Fetaep pelo interior do Estado. Além disso, Ortigara adiantou que o governo vem estudando formas para ampliar o quadro de mão de obra do Instituto por meio da realização de concurso público.
A habitação rural também foi outro ponto que avançou bastante durante as negociações. “Até o final do ano, segundo o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, pretendemos viabilizar em parceria com a Fetaep a contratação de 500 projetos para a construção de habitações rurais”, garantiu, dizendo ainda que o projeto inclusive já está bem adiantado, faltando apenas algumas assinaturas.
No encontro também foram abordados temas acerca da 3ª idade, do Programa Nacional de Crédito Fundiário, da mecanização da lavoura, da saúde no campo, entre outros. Ao todo, estiveram presentes mais de 50 lideranças sindicais de todo o Estado ligadas à Fetaep.