Notícia

quarta-feira, 25 de março de 2020

FETAEP propõe soluções para diminuir os impactos do coronavírus na agricultura familiar

As medidas são para minimizar os prejuízos dos agricultores familiares e garantir o abastecimento do meio urbano

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) oficializou para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) propostas de soluções para diminuir o impacto causado pela pandemia do novo Coronavírus na agricultura familiar. As ações foram sugeridas com o objetivo de prevenir os efeitos nocivos da crise nos meios urbano e rural, que podem prejudicar a produção, o consumo, o abastecimento e a segurança alimentar da população do estado. O documento foi encaminhado no último dia 20 de março à Seab.

“A FETAEP está ciente da sua responsabilidade com a agricultura familiar e com os cidadãos do Paraná. As medidas que propomos atendem as duas pontas da cadeia produtiva e são de caráter econômico e social”, explica Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.

Agricultores, estudantes de escolas públicas, beneficiários de programas sociais, prefeituras, feirantes e supermercados são alguns dos públicos  abrangidos pelo pedido da federação que, ao mesmo tempo, também atende a manutenção da renda e subsistência da população rural.

“As medidas ajudarão a minimizar os prejuízos dos agricultores familiares principalmente porque, em sua maioria, produzem alimentos perecíveis. A não comercialização desses produtos impacta negativamente no setor, deixando muitos produtores em situação de risco quanto a compromissos financeiros e à manutenção da vida familiar”, pontua Brambilla.

Propostas

A primeira solução proposta pela FETAEP já foi atendida e mantém a compra dos produtos provenientes da agricultura familiar pelo Programa da Merenda Escolar, mesmo com a suspensão das aulas. Esta medida garante alimento a diversas crianças que têm na merenda escolar a sua única ou principal refeição diária e ainda poderá ser estendida para outros públicos necessitados.

Outra proposta é a ampliação da compra pela rede do Leite das Crianças para a distribuição às famílias em vulnerabilidade social. A FETAEP ainda sugere que a logística de abastecimento conte com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Por fim, o pedido à Seab incluiu uma solicitação de um programa de crédito para garantia de renda mínima aos agricultores familiares para evitar o colapso no abastecimento de alimentos, especialmente de hortifruti-granjeiros, e a suspensão por seis meses dos vencimentos de crédito, custeio e investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).