Notícia

quarta-feira, 10 de maio de 2017

FETAEP presente na reativação do Conselho Estadual de Juventude

Depois de mais de 20 anos, Conselho retoma as atividades para articular políticas públicas voltadas aos jovens.

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (10) o decreto que regulamenta o Conselho Estadual da Juventude (Cejuv). Criado em 1988, o fórum ficou inativo por mais de 20 anos. Segundo Richa, o conselho retoma as atividades e vai intensificar as articulações para criação de políticas públicas voltadas aos jovens. Representando a juventude rural, estava presente o secretário de Juventude, Meio Ambiente e Política Agrária da FETAEP, Alexandre Leal.

A característica democrática do Conselho foi destacada pelos representantes de entidades que atuam junto à juventude. O órgão é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e atua na defesa e promoção dos direitos dos jovens.

Articulação - O Conselho Estadual de Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Casa Civil, por meio da Assessoria Especial de Juventude, mas que até então estava sem atuação.

Estatuto - O novo decreto está em consonância com o Estatuto da Juventude, instituído pelo governo federal em 2013. O conselho prevê uma participação paritária entre os órgãos estaduais e a sociedade civil e contempla todas as regiões do Paraná.

Conselheiros - O próximo passo, após a assinatura do decreto, é o lançamento do edital de eleição dos conselheiros. São 25 vagas, divididas entre representantes do poder público e da sociedade civil. Até julho, o Conselho da Juventude estará em atuação no Paraná.

Com informações da AEN.