Notícia

sexta-feira, 02 de junho de 2023

Fetaep participa do 1º Encontro Regional da Mulher do Campo em Ivaiporã

Encontro reuniu mais de 600 agricultoras em Ivaiporã

Aconteceu na semana passada, a abertura do 1º Encontro Regional da Mulher do Campo, em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. O evento reuniu cerca de 600 mulheres de diversas regiões e marcou a Semana Estadual da Mulher do Campo, comemorada sempre na última semana do mês de maio. O evento contou com a participação do secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; do diretor do IDR-PR Natalino Avance de Souza, do prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil; da gerente regional do IDR-Paraná em Ivaiporã; Alini Machado; da gerente regional da Adapar; Maria Andreola, da assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinati; do presidente do STTR de Ivaiporã Donizete Pires, além de lideranças regionais. O presidente da FETAEP, Marcos Brambilla, que participou da abertura de forma virtual, destacou a iniciativa, que valoriza e estimula a ação as mulheres do campo. “A FETAEP esteve presente neste evento, como forma de destacar sua atuação em reconhecimento e valorização às mulheres agricultoras familiares do Paraná. Esta iniciativa, organizada pela SEAB e uma série de parceiros, trouxe experiências e vivências de mulheres do campo, com histórias de sucesso, para servir de referência e estímulo a mais mulheres, para que iniciem também seus projetos no campo, buscando diversificar suas atividades e gerar renda com seu trabalho no campo”, comenta Brambilla.

O objetivo da semana foi incentivar debates, palestras e outros eventos sobre a importância da mulher na agricultura familiar; realizar cursos de capacitação; divulgar políticas públicas voltadas às mulheres; e incentivar a criação de grupos, associações ou cooperativas de trabalhadoras rurais.

As ações apresentadas giraram em torno de assistência técnica, extensão e pesquisa, além de programas como o Banco do Agricultor Paranaense, que faz equalização de taxas de juros para investimentos em propriedades rurais, o Coopera Paraná, que destina recursos para pequenas associações e cooperativas, e o Renda Agricultor Familiar, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social. A programação contou, ao longo do dia, com experiências de mulheres rurais que conseguiram ganhar espaço e ocupam posições de liderança: a cafeicultora Janaína Assad da Rocha, de Grandes Rios; a produtora de frutas Lais Prins, de Lidianópolis; a produtora de leite Patrícia Maximiano, de Ariranha do Ivaí; e Eliane Croceta, que trabalha com agroindústria em Ivaiporã. Eliane Croceta conta que o encantamento com o meio rural veio de berço. Ela trabalha há 30 anos com a agroindústria do pai, que tem a cachaça como carro-chefe. Assumiu a liderança e conseguiu ampliar o empreendimento com a produção de embutidos. A comercialização atinge estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Fetaep participa do 1º Encontro Regional da Mulher do Campo em Ivaiporã

fotos desta galeria