Notícia

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Fetaep elege diretoria com proposta de dar protagonismo ao agricultor familiar

Marcos Brambilla assume a presidência para o período de 2019 a 2023

Lideranças sindicais de todas as regiões do Paraná estiveram em Curitiba nesta sexta-feira (19) para as eleições da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). A chapa única registrada, “Organização e Trabalho”, liderada por Marcos Brambilla, foi eleita com aprovação de 97% dos votantes. Dos 120 votos, 116 foram favoráveis à chapa. A cerimônia de posse será na sede da Fetaep em Curitiba, na noite de 22 de outubro.

Brambilla foi vice-presidente da Fetaep na gestão de 2015/2019 e secretário de Política Agrícola. Desde abril deste ano está à frente da entidade por meio da Junta Governativa eleita. Nascido em Medianeira, é agricultor familiar e iniciou seu trabalho no movimento sindical no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capitão Leônidas Marques, onde é associado e mantém propriedade rural familiar.

Uma das principais propostas da chapa é a prática do novo sindicalismo, que rompe com a unilateralidade de atividade do movimento. Esse modelo de administração caracteriza-se pela aproximação da federação e do agricultor e o coloca como protagonista, em evidência, participando ativamente das decisões que afetam o seu cotidiano.

“Essa nova forma de gestão representa o reencontro da Fetaep com a plena união da sua base. Em seis meses de junta governativa, reconstruímos uma unidade que é fundamental para vencermos as lutas dos agricultores e trabalhadores familiares. Nossa proposta é uma gestão focada nos anseios daqueles que representamos. Por isso, estaremos muito próximos do agricultor e construiremos com ele soluções para toda a demanda existente da produção de alimentos, sempre lembrando dos cuidados com o meio ambiente e atuando efetivamente na construção de leis de apoio e incentivo à agricultura familiar e à produção sustentável”, destacou Brambilla.

Para a diretoria, essa conquista é um ponto de partida de um novo trabalho. “Nós temos o compromisso de organizar o movimento e os nossos sindicatos para que, em conjunto com a Fetaep, eles possam realizar ações em prol dos trabalhadores e agricultores. Nós temos que dar condições para que o agricultor possa permanecer no meio rural e para que ele continue alimentando o estado”, disse o vice-presidente Aparecido Calegari.

As mulheres estão representadas pela agricultora familiar Ivone Francisca de Souza, que além de secretária das Mulheres Trabalhadoras Rurais, é a 1ª vice-presidente. Ivone afirmou que “esse momento é importante para o fortalecimento do movimento sindical por meio da união. É somente com esse trabalho em equipe que podemos trazer igualdade de oportunidades e reconhecimento para trabalhadores e trabalhadoras”.

Sobre Marcos Brambilla

Em 2007, ano em que a Coordenação de Juventude e Mulheres passou a fazer parte da Diretoria da Fetaep, Brambilla foi o primeiro “jovem”, com apenas 25 anos na época, a fazer parte da direção da Federação, ocupando o cargo de 2º Secretário e coordenador estadual da Juventude Rural e assumindo a Secretaria de Política Agrária. Em 2011, foi eleito 1º Secretário e coordenador estadual da Juventude Rural e continuou responsável pela Secretaria de Política Agrária. Aos 37 anos, ele tem uma trajetória dedicada à agricultura familiar. É membro da diretoria do Sindicato de Capitão Leônidas Marques, coordenador da Juventude Rural da Regional Oeste da Fetaep, coordenador estadual da Juventude Rural da Fetaep e conselheiro fiscal da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). É graduado em Gestão Pública pela Uninter.

A partir do dia 23 de outubro, a secretaria efetiva da FETAEP terá a seguinte composição:

Presidente: Marcos Brambilla

Vice-presidente: Aparecido Callegari

1ª Vice-presidente: Ivone Francisca de Souza

2º Vice-presidente: Claudio Zeni

Secretário geral: Alexandre Leal dos Santos

1° Secretário geral: Donizete Santos Pires

2° Secretário geral: Romeu Carlos Scherer

Secretário de Finanças e Administração: José Amauri Denck

1ª Secretária de Finanças e Administração: Mery Terezinha Halabura Woiciekoviski

2ª Secretária de Finanças e Administração: Sandra Paula Bonetti

Suplentes de diretorias: Wilson de Souza Silva, Edvard José de Oliveira, José Aparecido Luiz, Carlos Roberto Sestari, Marli Catarina Vieira Carvalho da Rocha, Robson Sividanis, Isabela Albuquerque, Vera Lucia Lemes, José Ulisses de Britto, Maria Solange Ferreira dos Santos Wrublak.

Titulares do Conselho fiscal: Cleusinete Marcia Prates Novaes, Luiz Vicente Thomazini e Ilton Irineu da Silva.            

Suplentes do Conselho fiscal: Elisa Walter Zimpel, Renata Ribeiro Felix e Paulo Cesar Baia.     



Galeria de fotos sobre esta notícia

Eleições FETAEP

fotos desta galeria