Notícia

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FETAEP comemora 50 anos nesta quinta-feira (24)

Ao longo de meio século de trajetória, a FETAEP passou por intensas lutas e colheu significativas conquistas

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) comemora, nesta quinta-feira (dia 24), seus 50 anos de lutas e de conquistas. A solenidade comemorativa – que será realizada no restaurante Veneza, em Curitiba – reunirá todos os protagonistas da história da FETAEP – entre eles dirigentes sindicais, antigos presidentes, entidades parceiras e autoridades.

A comemoração do Jubileu será marcada pelo lançamento da revista “FETAEP – 50 anos de lutas e conquistas”, que rememora histórias e revive fatos significativos da trajetória da Federação. Segundo o presidente, Ademir Mueller, nesse meio século de atuação, a Federação passou por intensas lutas pela terra, sofreu a influência da igreja católica, enfrentou a opressão da ditadura militar e viveu um longo período de assistencialismo. Além disso, também encarou a classe patronal em busca de melhores condições de renda, de trabalho e de vida no meio rural. “Sobrevivemos graças ao nosso trabalho e à raça da categoria trabalhadora rural”, reflete.

A revista também traz, ao longo de suas páginas, toda a emoção de uma vida sindical autêntica dos protagonistas do Movimento Sindical paranaense. “Afinal, chegar ao sindicalismo atual - propositivo e reivindicatório - não foi nada fácil”, conclui Mueller.