Notícia

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fetaep cobra agilidade na aprovação dos projetos do Crédito Fundiário

Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu 18 dirigentes sindicais da Fetaep e acatou as demandas do Movimento Sindical

Representantes das 10 regionais da Fetaep acompanharam o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, e o diretor de Políticas Agrárias, Marcos Brambilla, na reunião com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no dia 19 de abril. O principal propósito da reunião foi cobrar agilidade na aprovação dos projetos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que tem demorado cerca de 10 meses.

Proposta - A Fetaep propôs ao secretário da Agricultura mudança no fluxo operacional do programa. Ao invés dos projetos passarem primeiramente pela Unidade Técnica Regional e pelo Comitê Gestor Regional, que sejam encaminhados diretamente à Fetaep – “agilizando assim o processo”, destaca Brambilla. Segundo ele, com a mudança, a expectativa é da Fetaep a de que num período de até 120 dias os projetos sejam contratados pelos agentes financeiros – Caixa Econômica e Banco do Brasil.

Após examinar e debater toda a tramitação do processo do crédito fundiário junto com a diretoria da Fetaep, o secretário concordou em designar dois funcionários treinados e capacitados pelo Estado para atuar nas instalações da entidade e receber diretamente os projetos que chegam do campo para análise. Com isso, espera-se aliviar a estrutura do Estado e das regionais da Secretaria e Emater que analisam os processos dando mais celeridade à tramitação. Para Ademir Mueller, essa foi uma grande conquista que irá beneficiar muitos trabalhadores rurais que sonham em adquirir seu pedaço de terra para trabalhar.

Vale destacar que o fluxo só foi alterado para os projetos encaminhados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Fetaep, sendo que os projetos acima de 100 hectares continuarão sendo elaborados pela Emater.