Notícia

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Festival da juventude: um mar de jovens invade o litoral paranaense

De 07 a 09 de maio, cerca de 400 jovens oriundos do meio rural paranaense participaram do 2º Festival Estadual da Juventude Rural do Paraná debatendo temas como sucessão rural, educação n

Construir uma pauta contundente com as demandas e anseios da juventude rural estava entre os principais objetivos do 2º Festival Estadual da Juventude Rural, realizado de 7 a 9 de maio, em Pontal do Paraná, Litoral do Estado. A Carta da Juventude, elaborada com a participação de todos, traçou os pontos cruciais para a melhoria de vida, da renda e do trabalho no meio rural. “Conseguimos construir um documento com muitas propostas afirmativas para alavancar a produção agrícola da juventude na agricultura familiar”, comemora Brambilla.

Entre os pontos centrais da Carta, o secretário de Juventude da FETAEP destaca o aumento da assistência técnica gratuita e a melhoria da operacionalidade do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O governador Beto Richa participou do encerramento do Festival e se comprometeu a receber uma comissão da Federação que apresentará, de forma oficial, a carta com as proposições da juventude.

Debates políticos e muito trabalho

 

Os participantes do Festival assistiram a duas palestras de cunho político e social durante os três dias do evento. Ambas buscaram conscientizar os jovens acerca do seu papel dentro da propriedade rural e despertá-los para a busca de melhores condições de trabalho e renda.

A primeira foi “Análise de conjuntura sobre o rumo da política brasileira e sua interferência no setor rural”, com o professor da UFPR e doutor em “Educação: História, Política, Sociedade”, Gracialino da Silva Dias; e a segunda foi “Sucessão rural com acesso à terra”, com o professor da UFSC doutor em Ciências Humanas, Valmir Stropasolas.

Além desses temas, a abertura dos trabalhos foi marcada por muita descontração durante a palestra motivacional do professor mestre em Educação, João Carlos de Oliveira.

Noite Cultural

Sorteio de prêmios e concurso do garoto e da garota rural animaram o público

Um momento de interação e de divertimento foi propiciado aos jovens participantes do 2º Festival Estadual da Juventude Rural. A noite cultural contou com o desfile de dez casais do meio rural que disputaram o título “Garota e Garoto Rural” e também com o sorteio de cinco prêmios das rifas que foram vendidas para custear as despesas do evento.

Os ganhadores do concurso de beleza foram Gabrielle Santana (Regional 02) e Rafael da Silva (Regional 7) que levarão a beleza do campo paranaense para o Festival Nacional da Juventude, em Brasília, quando disputarão o título nacional com demais casais de todo o Brasil. Já os sorteados foram:

1º lugar gol GIV 1.0:  Carlito, do município de São José dos Pinhais.
2º lugar moto yamaha:  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Jorge do Ivaí, município de São Jorge do Ivaí.
3º lugar notebook DELL: José Carlos Craco, município de Jandaia do Sul.
4ºlugar celular apple iphone 4 8GB: Neirielli de Oliveira, município de Clevelândia.
5º lugar tablet Samsung galaxy TAB 16GB: Neila Fernandes da Silva Guerra, município de Jesuítas.



Galeria de fotos sobre esta notícia

2º Festival Nacional da Juventude

fotos desta galeria