Notícia

domingo, 22 de maio de 2011

Família investe na produção de cogumelos e colhe bons resultados

Jovem trabalhadora rural opta em permanecer na propriedade por acreditar no potencial da produção familiar

Juanice Boszccz, de 22 anos, é uma jovem trabalhadora rural de destaque. Desde quando se entende por gente, ajuda sua família na pequena propriedade situada em Contenda, no distrito de Pocinho, Região Metropolitana de Curitiba.

Há sete anos a família de Juanice resolveu inovar e investir na produção e no processamento de cogumelos champignon de Paris. Atualmente, a área de produção familiar tem 150 m² - o suficiente para manter duas estufas em atividade durante o ano inteiro e uma produção anual de 400 kg de cogumelos processados. “A cada 90 dias, em média, já estamos colhendo”, conta a jovem. Além dela, o empreendimento conta com a mão de obra de seus pais e de uma tia.

Assim que iniciaram, em 2004, a produção da família Boszccz era repassada a um atravessador – que embalava e efetuava a distribuição. No entanto, há três anos desenvolveram uma marca própria e agora são os responsáveis pela comercialização. Além disso, depois que investiram em uma cozinha de agroindústria, é a própria família que embala e efetua a entrega dos cogumelos ao comércio local. Pizzarias e feiras são os principais pontos de venda.

“Aos poucos temos ingressado também nos supermercados. Porém, a burocracia ainda é grande e enfrentamos algumas dificuldades”, comenta. Segundo Juanice, alguns mercados não aceitam a nota do produtor rural. “Além disso, na maioria das vezes não conseguimos competir com os preços de grandes marcas – que oferecem grandes regalias aos revendedores e que muitas vezes pagam menos impostos”, desabafa.

A jovem diz que gosta de participar das atividades do STTR de Contenda, principalmente dos cursos de empreendedorismo realizados em parceria com a Fetaep e com o Senar. Além disso, a família recorre ao STTR para sanar dúvidas referentes ao Pronaf e outras formas de financiamento. “Gosto porque quando participo fico mais interada nas políticas voltadas à agricultura familiar”, comenta.