Notícia

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Emater inaugura unidade local na Ceasa de Curitiba

O novo escritório atenderá agricultores que comercializam seus produtos na pedra

No início de dezembro o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) inaugurou um escritório local dentro da Ceasa de Curitiba. A iniciativa beneficiará os produtores que não têm condições de ir até a Emater e, consequentemente, não têm acesso à assistência técnica qualificada.

“Aqui temos um volume muito grande de agricultores terão a possibilidade de acessar, dentro da Ceasa, um escritório local da Emater. Esta iniciativa vem para suprir uma carência que o estado tem de mais de mil frequentadores mensais só na unidade de Curitiba”, explica Eder Bublitz, presidente da Ceasa-PR.

Durante o evento de inauguração, a diretoria técnica da Ceasa doou 150 exemplares do livro “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças”, desenvolvido pela Emater. O SPDH, como é chamado, é atualmente uma das estratégias do instituto para o desenvolvimento sustentável do campo. O novo escritório em Curitiba é parte do projeto em conjunto das duas entidades para atender o agricultor familiar e também prevê uma área específica para os produtores certificados dentro do SPDH.

“Estamos pensando em ter algumas unidades didáticas aqui na Ceasa e fazer a ligação direta com os agricultores assistidos, especialmente aqueles que já estiverem organizados em associações e cooperativas. Queremos abrir espaço para esse produtor que está aqui e atua como facilitadores na elaboração dos cadastros técnicos, que permitem que a Ceasa acompanhe a produção”, afirma Natalino Avance de Souza, presidente da Emater. O extensionista do Instituto Emater na Ceasa também poderá realizar operações de crédito e dar orientações técnicas para os agricultores que ainda não acessam esses serviços.