Notícia

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Dia da Juventude Rural: motivos para comemorar e para continuar na luta!

Neste dia 15 de julho se comemora o Dia Estadual da Juventude Rural

Reunião com jovens de São Jorge do Oeste

Neste dia 15 de julho se comemora o Dia Estadual da Juventude Rural e a Fetaep vem parabenizar a Juventude que está no campo, contribuindo com a produção de comida, que alimenta as pessoas do campo e da cidade.

Por meio do trabalho da Secretaria da Juventude Trabalhadora Rural, a Fetaep mantém toda atenção e apoio ao jovem agricultor, que enfrenta em seu cotidiano uma série de adversidades, como exclusão do sistema produtivo, acesso precário a serviços e recursos de infraestrutura e falta de políticas públicas específicas para os jovens.

“Precisamos incentivar a sucessão familiar no campo, despertar nos jovens o gosto para permanecer na Agricultura Familiar, mostrar que eles têm a oportunidade de ser o próprio patrão. Acreditamos que não é uma questão de querer fixar o jovem no campo, mas, sim, de mostrar para eles todas as oportunidades que o campo oferece, que podem ser tão atrativas quanto as oportunidades nas cidades”, destaca Alexandre Leal, secretário de Juventude Trabalhadora Rural da Fetaep.

Segundo ele, o primeiro passo é manter no campo quem quer trabalhar na terra, quem tem talento para isso e dar condições para que este jovem permaneça lá. “Aí vem a conscientização da população sobre a valorização da juventude do campo, o trabalho junto ao poder público para promover políticas públicas e programas, e para os jovens, oferecemos formação e informação de qualidade.”